12 Tipos de Otakus do Japão

A palavra Otaku é muito conhecida pelos amantes da cultura japonesa. Se você esta aqui, provavelmente é um desses amantes da cultura, ou se denomina um real Otaku.

Mas você sabia que exitem vários tipos de Otakus?

A palavra Otaku no Japão, denominam várias tribos e comunidades diferentes, não apenas fãs de anime.

Separamos aqui, 12 tipos de Otakus muito conhecidos no Japão. Será que você se encaixa em um desses perfis?

1- Otakus fãs de Anime/Mangá
Não é difícil de encontrar no Japão pessoas que gostem de anime/mangá, mas são considerados Otakus desse estilo, os realmente fissurados em Anime e Mangá.

1

2- Otakus Cosplay
Esse tipo de Otaku adora ficar idêntico aos seus personagens preferidos. Otakus cosplay geralmente não se importam com a quantidade de dinheiro gasto com os trajes, desde que fiquem idênticos aos seus ídolos, qualquer preço é válido.

2

3- Otaku Gamer
O nome já é auto explicativo. Otakus Gamer no Japão, são as pessoas que trocam até compromissos importantes por algumas horas a mais jogando vídeo game ou jogos de computador. Se você é gamer, fanático por jogos, provavelmente se identifica com esse tipo de Otaku.

3

4- Otakus Idol & J-Pop (Wota)
Não basta gostar de bandas J-Pop, tem que ser completamente louco por uma ou mais bandas nesse estilo.
Wotas são conhecidos por serem obcecados pelos seus ídolos e estão dispostos a gastar tempo e dinheiro que eles têm(ou não), apenas para ver seu ídolo Pop, ou ao menos para ter tudo relacionado a eles.

4 (2)

5- Otaku Figure
Eu diria que neste caso, qualquer Otaku que corresponda ao número 1, também se encaixará nesse tipo de Otaku. Afinal, não tem coisa mais legal do que ter os action figures dos seus personagens de animes preferidos. Mas os Otakus Figure, vão além de ter seus personagens preferidos e fazem questão de ter uma enorme coleção de todo o tipo de Action Figure.

Quarto_Brinquedos

6- Otaku Train
Esse termo é pouco conhecido e até estranho. Ele se destina a pessoas que tem obsessão por trens. São pessoas fanáticas em pegar trem. Muitos fazem viagens de trem sem nem ter um lugar específico para ir, apenas para tirarem fotos dos trens.

6

7- Otaku Robots
Fanáticos por robôs e robótica se encaixa bem nesse tipo de Otaku. Mas vamos concordar que, se tratando do Japão, essa é uma obsessão bem fácil de ser saciada.

7

8- Otaku Posocon
Esse tipo de Otaku destina-se a pessoas obcecadas por tecnologia de computador especificamente. Na maioria das vezes são entendedores de hardware e todo tipo de detalhe relacionado a isso.
Esse Otaku provavelmente vai gastar muito tempo configurando computador e nunca se sentirá satisfeito com a configuração, buscando sempre chegar ao nível de computador que ele deseja. Mas, como a tecnologia esta sempre se renovando, eles estão sempre buscando as melhores configurações para seus computadores, nunca chegando a “perfeição”.
Esse tipo de Otaku é conhecido por nós como “o amigão”, já que entende de programação de computadores, consertos e afins. Sabe como é né? Sem interesse nenhum, apenas amizade.

8

9- Otaku Wapanese
Confesso que até pesquisar para esse artigo, nunca tinha ouvido falar nesse termo, apesar de já saber que existiam pessoas com essa obsessão.
Wapanese, nada mais é, do que pessoas que são obcecadas com o desejo de se tornarem japonês. E é muito provável que esse tipo de Otaku saberá falar japonês fluente ou até profissionalmente e terão costumes japoneses na maioria dos casos.

9

10- Otaku Female Fans History (Reki-jo)
Reki-jo é um fã da história das mulheres. Muitas vezes formam um grupo social com reuniões onde se usam o vestuário correspondente aos da época. E a fala será ajustada aos da época do Japão pré-industrial.

10

11- Otaku Voz (Dublador)
Pode parecer estranho, mas existem pessoas que são fissuradas apenas nas vozes de atores e atrizes que dublam animes.
É isso mesmo, não são fãs necessariamente dos animes, e sim das vozes que os interpretam.

11

12- Otaku Militar
Esse tipo de Otaku são obcecados por trajes militares da história das guerras, principalmente pelos trajes das séries de mangás que contam sobre essas guerras.

12

E você, se identificou com algum desses tipos de Otakus? Tenho certeza que em pelo menos um tipo você se encaixa.


Veja também:

Dani

Formada em Pedagogia, 30 anos, apaixonada por animes e quase tudo da cultura oriental. Animes preferidos: Gankutsuou, SakuraCC, SakuraSou e Black Jack.