1º Filme totalmente escrito por bot japonês de Inteligência Artificial será apresentado em festival

1º Filme totalmente escrito por bot japonês de Inteligência Artificial será apresentado em festival

O bloqueio criativo dos escritores pode se tornar uma coisa do passado, já que a inteligência artificial é cada vez mais aproveitada nas artes da criação, e o primeiro filme escrito por um bot japonês de Inteligência Artificial tem como objetivo demonstrar o que ele pode fazer em um grande festival de curtas-metragens este ano.

O curta “Boy Sprouted”, de 26 minutos foi escrito pela IA “Furukoto” e dirigido por Yuko Watanabe. O filme estará na programação do Short Shorts Film Festival and Asia, um dos maiores festivais de cinema da região, com tema este ano em “meta-cinema”.

A história do curta gira em torno de um menino e sua aversão particular por tomates, levando sua mãe a fazer um grande esforço para fazê-lo comê-los. Mas mal sabe ela que seu filho tem uma planta literalmente brotando de suas costas – uma ideia que a IA Furukoto cultivou por conta própria.

Watanabe disse estar impressionada com a “imaginação” da IA:

A qualidade (do roteiro) estava no mesmo nível de um escrito por um humano. Se eu não soubesse, não teria duvidado que foi escrito por um humano“.

Desenvolvido pela startup japonesa Ales Inc., Furukoto é um bot de IA que incorpora a essência de “Ki-sho-ten-ketsu” – uma estrutura narrativa japonesa que segue o fluxo de introdução, desenvolvimento, reviravolta e conclusão.

A IA, cujo nome deriva de uma palavra japonesa arcaica que significa “história“, gera um cenário selecionando frases apropriadas de um grande número de frases candidatas usando a tecnologia “PSL” desenvolvida internamente.

PSL significa gráfico de Plotline (enredo), análise de Sentimentos e Logline (resumo), e cria uma história avaliando e julgando esses três elementos de maneira complexa. Ele usa uma rede neural recorrente chamada memória de longo prazo, ou LSTM, para gerar as sentenças candidatas.

1º Filme totalmente escrito por bot japonês de Inteligência Artificial será apresentado em festival

Atualmente, Furukoto pode produzir apenas um cenário de página A4, equivalente a um curta de 30 minutos, com base em uma descrição de uma frase de uma história com cerca de 60 caracteres japoneses.

De acordo com Watanabe e o produtor Hiroki Tawada, que também lidera o projeto de desenvolvimento de Furukoto na Ales, o sistema de IA ganha pontos pela criatividade em “Boy Sprouted”, mas seus roteiros ainda não se comparam ao nível de detalhe daqueles escritos por humanos.

O produtor Ryohei Tsutsui disse que o filme também funcionou como um projeto de pesquisa e desenvolvimento para ver como uma história escrita por Inteligência Artificial poderia ser trazida à vida com o mínimo de interferência de um diretor.

Para evitar diluir a “pureza” da história da IA, Watanabe optou por se comunicar com a equipe usando storyboards em vez de confiar em texto, e disse que “certificou-se de inserir apenas diálogos que não alterassem uma cena ou seu humor“.

Embora tenha havido alguns curtas-metragens feitos a partir de scripts gerados por IA até o momento, Hiroki Tawada disse que “Boy Sprouted” é o primeiro criado no Japão e o primeiro com um enredo significativo.

Os filmes anteriores tinham enredos incoerentes, (mas) o fato de que a IA os fez era o ponto de interesse. Não queríamos fazer isso, queríamos fazer um filme com uma história adequada“.

disse Tawada

Furukoto ainda não é capaz de escrever diálogos, mas os desenvolvedores estão trabalhando para adicionar o recurso, além de gerar scripts longos o suficiente para criar um longa-metragem inteiro.

Mesmo com toda essa capacidade, Matsubara, também um professor especialmente nomeado na Future University Hakodate, no norte do Japão, disse que, embora esteja convencido de que a IA tem o potencial de um dia igualar a criatividade humana, uma diferença fundamental sempre irá prevalecer.

As pessoas têm algo que querem expressar, mas a IA e os computadores não têm realmente nada que queiram dizer”.

As pessoas muitas vezes são movidas pela paixão do criador, mas isso está ausente em obras criadas por IA.

disse Matsubara

Ainda assim, “Boy Sprouted” é uma prova do que Furukoto é capaz de fazer e alcançar em cerca de quatro anos de desenvolvimento, e o quanto o uso de Inteligência Artificial na indústria do entretenimento está apenas começando.

Via: Japantoday