5 Coisas que vemos nos Animes que na verdade NÃO acontece no Japão

5 coisas que vemos nos animes que NÃO acontece no Japão

Se você é um fã de anime, assim como eu, já deve ter percebido as várias referências que os animes nos dão sobre seus costumes e cultura. Mas diferente do que muita gente pensa, nem tudo que aparece nos animes, é realmente um costume do Japão.

Muitas coisas que são colocadas nos animes são fantasiosas e mostram o contrário do que realmente fazem ou praticam. Veja abaixo 5 exemplos de coisas que vemos nos animes e que na verdade não são reais no Japão:

Uniformes sexy

Animes que NÃO acontece no Japão 1

Diferente do que costumamos ver nos animes, é uma regra no Japão que as saias dos uniformes escolares das garotas sejam abaixo do joelho. Outra coisa bastante incomum e que ainda é um tabu no Japão, é mostrar a região superior do tronco como ombro, braços, seios, etc. Decotes então, nem pensar…

As crianças podem morar sozinhas

Animes que NÃO acontece no Japão 2

É comum em alguns animes a gente ver crianças morando sozinha, mas é claro que isso foge totalmente da realidade. No Japão, o conceito familiar é muito preservado e tradicional. Até mesmo em casos de abandono ou maus tratos, as crianças acabam indo para um orfanato e não ficam sozinhas.

Os pais levam as crianças até a escola

Animes que NÃO acontece no Japão 3

Não é tão comum a gente ver isso nos animes, mesmo assim, em alguns podemos ver os pais levando as crianças de carro para a escola, ou então com motoristas particulares. Isso nunca acontece no Japão!

Algumas escolas mais tradicionais proíbem os pais de levarem as crianças nas escolas e são obrigadas desde muito novas (6 anos) a irem de trem, bicicleta ou a pé. No Japão, a criança é ensinada e treinada desde cedo para conhecer o trajeto até a escola, além de decorar pontos de apoio em casas pelo caminho caso aconteça algo em que ela precise de algum auxílio.

Todo mundo no Japão gosta de anime

Animes que NÃO acontece no Japão 4

Essa é uma ideia que se você conhece pelo menos um pouco sobre o Japão, já deve saber que é uma baita mentira. Ainda assim, alguns animes e mangás passam a ideia de que lá, todo mundo conhece e gosta de animes.

Claro que o anime é muito mais popular lá do que em qualquer outro lugar do mundo, mas não é convencional que todos gostem de animes.

Rotina nas escolas

Animes que NÃO acontece no Japão 5

É muito comum a gente ver nos animes, alguns estudantes bastante rebeldes, com cabelos coloridos e muitas vezes até modernos demais para a idade.

Na verdade, no Japão, os estudantes devem seguir muitas normas impostas. Na maioria das escolas, é proibido tingir o cabelo de qualquer cor, não podem usar maquiagem, esmalte ou fazer as sobrancelhas.

O professor tem autoridade total e é muito respeitado pelos alunos, que em sua grande maioria, não se opõe a essas regras. Além disso, existe uma hierarquia dentro da escola, onde os mais novos não costumam interagir com os mais velhos, coisa que nos animes é muito comum acontecer também.

Claro que existem algumas escolas no Japão mais flexíveis e com menos regras, mas a maioria segue os costumes tradicionais.


Veja também:

Dani

Formada em Pedagogia, 30 anos, apaixonada por animes e quase tudo da cultura oriental. Animes preferidos: Gankutsuou, SakuraCC, SakuraSou e Black Jack.