Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer)

6º Episódio da 2º temporada de Kimetsu no Yaiba gera polêmica sobre “Sexualização” de Nezuko

Através do blog japonês Yaraon Blog!, surgiu uma grande polêmica em cima de um acontecimento do 6º episódio da 2º temporada de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer), que estreou em dezembro de 2021. Um usuário ocidental fez comentários no Twitter sobre Nezuko, que acabou não agradando muita gente.

Acontece, que o episódio em questão, mostrou a luta entre Tanjirou Kamado e Daki, com Nezuko Kamado por trás de tudo isso, e ao longo da história Nezuko entra em combate em uma cena que mostra sua versão “adulta”, com o crescimento do seu corpo e de seu chifre.

Com esse aparecimento, um usuário do Twitter publicou:

A imagem diz:

“Não sexualize Nezuko” Você está louco se pensa que eu não vou sexualizar esses peitos.

Isso já foi o suficiente para a polêmica se formar e muita gente comentar sobre o caso:

>> Não me importa como é o design da Nezuko, mostrando mais ou menos pele. Não há desculpa para sexualiza-la. Ela é menor. Na real, o que está acontecendo dentro da sua cabeça para pensar que está tudo bem em sexualizar uma menor? Alguns dos seus comentários são realmente nojentos.

>> Nezuko de 15 é sexualizada e metade de vocês são rápidos em dizer “ELA É SÓ UM DESENHO” tipo stfu vocês gostam de desenhos de crianças ou não.

>> Eu entendo que ela pode ajustar o seu tamanho (aparentemente de muitas maneiras), mas sexualizar uma criança/menor para fan service é algo que eu não entendo por que o Japão faz (isto não é apenas em Demon Slayer).

>> Nunca pensei que veria o dia em que as pessoas sexualizariam a Nezuko, mas aqui estamos… quero dizer, Nezuko é aquela personagem fofa de anime que você não pode sexualizar.

Apesar das inúmeras críticas, algumas pessoas também se manifestaram tentando explicar o contexto dessa “sexualização”, enquanto outros realmente acharam que as pessoas que haviam se incomodado, estavam exagerando.

>> Ela não é menor nesta fase. Lembre-se que o crescimento não é seu tamanho físico, mas sua idade. A primeira vez que ela se transformou em um demônio, ela também cresceu em idade. Eu entendo totalmente o ponto e sou contra a sexualização de menores, mas esse não é o contexto.

>> Existe uma grande diferença entre um desenho e a vida real, no anime a idade não é muito diferente e se você gosta de Nezuko deixe-os em paz, é apenas um desenho não tem nada a ver com a realidade.

mangá Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer) começou a ser publicado em fevereiro de 2016 pela Shueisha e ganhou uma adaptação anime em abril de 2019 com direção de Haruo Sotozaki (Tales of Zestiria the X, Tales of Symphonia the Animation) e design de personagens por Akira Matsushima (Maria Watches Over Us, Tales of Zestiria the X).

O mangá também ganhou um filme anime intitulado Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha Hen (Kimetsu no Yaiba: Infinity Train), baseado no arco “Demon Train Arc”, que estreou nos cinemas japoneses dia 16 de outubro de 2020, e atualmente se tornou o filme anime com a maior bilheteria do mundo.