Hello Kitty não é uma gata como você pensava

Você deve estar se perguntando: Como assim não é uma gata?

Christine R. Yano chocou o mundo quando disse em uma entrevista para o Jornal Los Angeles Times que a nossa querida “gatinha” Hello Kitty na verdade não é uma gata.

É isso mesmo!

Deixando todos de boca aberta, Yano, antropóloga responsável por uma grande exposição sobre o desenho em Los Angeles, nos EUA jogou essa “bomba” durante a entrevista.

Ela não é uma gata. Ela nunca foi retratada em quatro patas. Ela anda e senta como uma criatura de duas pernas. Ela até tem um gato de estimação.Christine R. Yano

Durante a entrevista, ela ainda ressaltou que a própria empresa criadora de Hello Kitty a alertou sobre Kitty ser uma menina britânica.

Vamos considerar, que se tratando de um desenho, tudo é relativamente aceitável. Objetos e animais falam e andam com total naturalidade. Humanos e crianças tem inúmeras formas e aparências. Mas a Hello Kitty, tem orelhas de gato, bigodes de gato e total aparência de gato.

Mas a história não acabou assim…

Como toda notícia tem dois lados, em uma outra entrevista, feita por telefone pela RocketNews24, a Sanrio lançou a seguinte frase:

Nunca disse que ela era um ser humano.Representante Sanrio

O representante PR calmamente explicou que Hello Kitty é uma 化擬人( gijinka ), uma personificação ou antropomorfização¹. Basicamente como Mickey Mouse. Ninguém confundiria o personagem da Disney com um ser humano, mas ao mesmo tempo ele não é bem um rato. Assim como Hello Kitty não é um ser humano, ela não é bem um gato também.

Agora fica a critério dos fãs imaginar que “serzinho” seria Hello Kitty.

hellokitty


1. É a qualidade de dar uma atitude, ações e qualidades características de seres humanos a elementos da natureza, em geral a animais.

Dani

Formada em Pedagogia, 30 anos, apaixonada por animes e quase tudo da cultura oriental. Animes preferidos: Gankutsuou, SakuraCC, SakuraSou e Black Jack.