Kyoto Animation

Kyoto Animation – Ex-funcionário reclama da empresa ser dominada por mulheres

Uma avaliação dos estúdios da Kyoto Animation tornou-se viral em um popular fórum de comentários japonês, pois praticamente afirmava que “apenas as mulheres têm a oportunidade de subir na hierarquia na empresa“. A resenha foi escrita por meio do portal japonês Career Connection por um anônimo na casa dos 20 anos que, de acordo com sua ficha de inscrição, trabalhava em tempo integral no estúdio:

Que tipo de pessoa poderia conseguir uma promoção ou nos contar sobre sua experiência em posições de escalada dentro da empresa?
Desde que a empresa foi fundada por mulheres, possui uma cultura corporativa dedicada exclusivamente às mulheres. As mulheres têm mais oportunidades de participar de empregos bem remunerados e vagas abertas, enquanto os homens são normalmente enviados para trabalhar nos bastidores. Como não existe um sistema de avaliação objetivo, se alguém pode ser promovido ou não depende inteiramente da sorte. Embora seja definitivamente uma empresa respeitável na qual vale a pena trabalhar, as mulheres são a classe dominante e nada pode ser feito a respeito. Dessa forma, os novos funcionários que buscam ascender rapidamente na empresa acabam desistindo logo em seguida, criando uma proporção homem-mulher de 2: 7 (dois homens para sete mulheres). Aqueles que estão pensando em ingressar na empresa, os homens são fortemente encorajados a considerar as circunstâncias acima e considerar sua decisão novamente.

Os comentários no fórum onde a revisão foi compartilhada foram bastante diversificados, com alguns ignorando o assunto e outros reclamando da situação. Na verdade, o próprio fórum de comentários abriu o tópico com o título “[Sad News] Kyoto Animation é considerada uma empresa dominada por mulheres.” Entre os comentários mais relevantes estão:

Uau, então existem empresas assim.

Na verdade, as mulheres têm uma grande presença na indústria de anime.

Porque a empresa foi fundada por uma mulher, então é uma situação esperada. Além disso, não ignore os baixos salários.

Bem, boa companhia com um bom ambiente para mulheres.

Parece uma empresa com a ideologia moderna do feminismo!

É comum que um homem chegue em segundo lugar em uma empresa com mais funcionárias.

Ainda assim, as direções de seu anime produzido foram tomadas principalmente por homens.

A companhia ideal das feministas.

Uau, há tantos homens inúteis reclamando.

Acho que está tudo bem que haja uma empresa que se incline para as mulheres e que ainda haja alguns funcionários do sexo masculino complacentes.

Fonte: Kudasai Via: Otakomu