Kyoto Animation recebeu prêmio pela inclusão de mulheres na animação

Kyoto Animation

O estúdio de animação Kyoto Animation, conhecida por produzir animes e filmes animados muito populares, foi premiado no WIA Diversity Awards da organização Women in Animation neste 2020.

O reconhecimento foi dado a eles por seu “compromisso com a inclusão através da criação de um ambiente de trabalho com equilíbrio de gênero”, relatou a Variety. Também receberam a homenagem: Laurence Ralph ( The Torture Letters ) e Maria Trenor ( Where Were You? ).

A Women in Animation é uma “organização sem fins lucrativos dedicada a fazer ouvir as vozes das mulheres”. A organização lançou o WIA Diversity Awards há quatro anos em parceria com a Spark Computer Graphics Society para reconhecer aqueles que atuam na animação, sejam pessoas, filmes ou empresas, que tiveram um impacto significativo em trazer diversas vozes para a linha de frente, seja por meio de seus próprios trabalhos, ou ajudando a construir um espaço onde esse trabalho possa florescer.

Em entrevista, a vice-presidente da Women in Animation, Jinko Gotoh , atualmente trabalhando como produtora da Netflix, disse:

Estamos honrados em apresentar este importante prêmio à Kyoto Animation. Como produtora, estou particularmente orgulhosa da maneira como a Kyoto Animation compartilha o princípio inclusivo da WIA de contratar artistas mulheres, bem como seu compromisso em treinar artistas. Eles também mostraram uma coragem tremenda em face da terrível tragédia.

A tragédia em que ela se refere, foi o terrível incêndio criminoso que o estúdio sofreu em 18 de julho de 2019, ocasionando a morte de 36 dos 70 membros da equipe que estavam em seu estúdio 1 naquele dia. O incendiário confesso Shinji Aoba, de 42 anos, foi preso dia 27 de maio de 2020, após passar vários meses se recuperando das queimaduras que sofreu durante o incêndio.

A Kyoto Animation lidera a indústria japonesa de anime em igualdade no local de trabalho. Eles são amplamente conhecidos por ser um dos únicos estúdios de anime no Japão a ter sua equipe de animação assalariada, incluindo todos os benefícios que vêm com ela, contando também que uma porcentagem significativa de sua equipe é composta por mulheres, e muitas ocupam cargos especiais, de maior poder. Os funcionários também são treinados na escola de animação de Kyoto, onde uma alta porcentagem dos alunos também são mulheres.

Kyoto Animation, apelidada pelos fãs de KyoAni, é um estúdio de animação localizado em Uji, na província de Kyoto no Japão. Foi fundada em 1981, estabelecendo-se como empresa em 1985 e como sociedade anônima em 1999. Entre os animes produzidos pelo estúdio, estão: Violet Evergarden, Free!, Chuunibyo Demo Koi ga Shitai!, Koe no Katachi, K-ON!, Hibike! Euphonium, entre muitos outros.

Via: Crunchyroll

Dani

Dona, redatora e criadora de conteúdo da 'Garotas Que Curtem Animes'. Formada em Pedagogia, entusiasta de animes, apaixonada por coisas fofas e quase tudo da cultura oriental.