Masaaki Yuasa – Diretor de Eizouken e Devilman Crybaby recebe uma Medalha de Honra do governo japonês

O diretor de anime Masaaki Yuasa foi escolhido para receber a Medalha de Honra com Fita Roxa este ano. Este prêmio é um reconhecimento concedido pelo governo do Japão a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento, aprimoramento e realização nos campos acadêmico e artístico.

Em outros anos, a Medalha de Honra com Fita Roxa foi concedida a personalidades conhecidas na indústria de anime e mangá, como Katsuhiro Otomo (criador de Akira), Rumiko Takahashi (criadora de Inuyasha e Ranma 1/2), Isao Takahata (co-fundador do Studio Ghibli e diretor de Hotaru no Haka) e entre outros.

Masaaki Yuasa - Diretor de Eizouken e Devilman Crybaby recebe uma Medalha de Honra do governo japonês

Masaaki Yuasa começou sua carreira trabalhando como animador-chave em projetos como Doraemon: Nobita’s Animal Planet (Eiga Doraemon: Nobita to Animal Planet) e The Hakkaden. Yuasa também foi o diretor de animação em vários episódios do anime Crayon Shin-chan, além de atuar como animador em vários filmes da franquia. Seus trabalhos como diretor incluem Tatami Galaxy (Yojouhan Shinwa Taikei), Ping Pong The Animation, Devilman Crybaby, Eizouken ni wa Te wo Dasu na! (Keep You Hands off Eizouken!), Nihon Chinbotsu 2020 (Japan Sinks 2020) e entre outros.

Em 2013, Masaaki Yuasa fundou o estúdio de animação Science Saru juntamente com a produtora Eunyoung Choi. Em março de 2020, Yuasa renunciou ao cargo de presidente do Science Saru, alegando que ele queria fazer uma pausa em suas atividades após sete anos de trabalho para o estúdio. O filme mais recente de Yuasa, Inu-Oh, está programado para ser lançado nos cinemas japoneses em 2022.

Fonte: ANN