Minoru Shirota – História e curiosidades sobre a criação do Yakult

Yakult - Minoru Shirota

Yakult é basicamente um leite fermentado com bactérias que ajudam no trato digestivo e é muito consumido em todo mundo. Seu nome deriva de “jahurto“, que significa iogurte em esperanto. Na época acreditava-se que o esperanto se tornaria uma língua mundial e popular.

Em 1925 o alto índice de mortalidade infantil por infecções gastrointestinais que acontecia no Japão chamou atenção do Dr. Minoru Shirota, que iniciou seus estudos sobre lactobacilos intestinais com o objetivo de prevenir essas infecções. Na ápoca, a medicina estava mais preocupada com o tratamento do que com a prevenção das doenças.

Para o Dr. Shirota um estômago saudável aumentaria as chances de sobrevivência em caso de doenças, melhoraria a qualidade de vida e a expectativa de viver mais.

Somente em 1930, depois de muitos estudos e pesquisas, que o Dr. Shirota descobriu uma espécie de lactobacilos que eram resistentes a acidez do estômago e que se mantinham vivos no intestino, inibindo assim a proliferação de bactérias intestinais nocivas e mantendo a flora intestinal.

A marca Yakult

Yakult - Minoru Shirota

A Yakult Honsha Co. Ltd foi criada em 1955 em Kyoto pelo Dr Minoru Shirota como um instituto científico de pesquisa e um centro comercial em Tokyo.

Dr. Shirota tinha o costume de visitar pessoalmente seus clientes para explicar os benefícios do Yakult. Seus maiores consumidores eram as escolas e locais de trabalho no Japão.

Em 1963, com intenção de dar continuidade ao trabalho do Dr. Shirota na distribuição do Yakult no Japão, contrataram mulheres, que receberam o título de “Yakult Ladies”. Elas faziam a distribuição e venda do Leite Fermentado pelas ruas e a popularidade do Yakult começou a aumentar ainda mais pelo “boca a boca”.

As “Yakult Ladies” passavam com seus carrinhos refrigerados de porta em porta promovendo o produto por todo o país. Não demorou muito para que o Yakult acabasse sendo popular também fora do Japão, e atualmente o Leite Fermentado é vendido na Ásia, no Oriente Médio, Europa e Américas. No Brasil, ele passou a ser produzido a partir de 1966.

Mas por que as garrafas são tão pequenas?

Yakult - Minoru Shirota

Por se tratar de um Leite Fermentado, existe a necessidade de que, após aberto, ele seja consumido por completo, caso contrario, o resto do líquido perderia todas as suas propriedades. Além disso, com embalagens pequenas é mais fácil manter o controle higiênico do produto.

Outro fator é que, após aberto, ele acaba tendo mais chances de contato com outras bactérias nocivas presentes no ar, que com o tempo acabam fermentando dentro do Yakult caso ele não seja armazenado corretamente.

Inicialmente o produto era vendido em garrafas de vidro de 65 ml, mas em 1968 foi substituído pela garrafinha desenvolvida pelo designer Isamu Kenmochi que é usada até hoje. Atualmente 38 países produzem e distribuem o Yakult que é consumido por mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo.


Veja também:

Dani

Formada em Pedagogia, 31 anos, apaixonada por animes, coisas fofas e quase tudo da cultura oriental.