Anohana

O diretor da AnoHana comentou sobre a possibilidade de produzir uma continuação do anime

Em 23 de junho de 2021, o filme anime original AnoHana: The Flower We Saw That Day (Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai) foi relançado no Japão. E durante uma conferência realizada nesta exibição o diretor Tatsuyuki Nagai, o designer de personagens Masayoshi Tanaka e o dublador Takayuki Kondo revelaram alguns detalhes sobre o próximo projeto para o 10º aniversário da franquia.

De acordo com o diretor Tatsuyuki Nagai, os ingressos para a estreia, que aconteceu no Shinjuku Wald 9 em Tóquio, esgotaram em apenas cinco minutos e o número de participantes foi descrito como “impressionante”. Ao presenciar a cena, o diretor afirmou simplesmente:

Tinha tanta gente comprando os ingressos que esgotaram em apenas cinco minutos. Acho que isso não nos deixa escolha a não ser fazer uma sequência.

Em seguida, a conversa mudou para a imagem promocional do 10º aniversário e como ela foi executada. O designer de personagens Masayoshi Tanaka explicou que, embora tenha tido muitas ideias quando recebeu a tarefa, como redesenhar os personagens em seus uniformes escolares, Tanaka estava preocupado que “desenhar algo assim não lhe daria a sensação de 10º aniversário à imagem promocional”. Decidiu então, desenhar os personagens mais velhos no mesmo palco, pois pensou que “seria mais emocionante se usasse a mesma composição da primeira imagem promocional do anime para televisão”.

AnoHana

Embora fosse difícil chegar a um acordo com os próprios personagens, Tanaka procurou ajuda. “No início, eu mesmo estava trabalhando na imagem principal, mas … eu me senti como, ‘Por que eu deveria ter que passar por todos esses problemas sozinho?‘. Foi então que Tanaka procurou o conselho de Tatsuyuki Nagai e da roteirista Mari Okada. Os três trabalharam juntos para envelhecer o personagem (que poderia envelhecer), e Tanaka lembrou que Takashi sugeriu que Jintan usasse o chapéu de seu pai, embora em uma cor diferente e Okada sugeriu que Yukiatsu segurasse sua jaqueta para combinar com o desenho da peça original.

O anime original AnoHana: The Flower We Saw That Day (Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai) foi ao ar pela primeira vez em abril 2011 com animação do estúdio A-1 Pictures. A obra também possui um filme anime que estreou nos cinemas japoneses em 31 de agosto de 2013 e conta a história através do ponto de vista de Menma, além de uma filme live-action e um jogo para PSP.

Sinopse de AnoHana:

Jinta Yadomi vive pacificamente recluso, passando seus dias fora da escola e jogando videogame em casa. Em um dia quente de verão, sua amiga de infância, Meiko “Menma” Honma, aparece e o provoca para conceder a ela um desejo esquecido. Ele não presta atenção nela, o que a irrita, mas ele realmente não se importa. Afinal, Menma já morreu há anos.
A princípio, Jinta pensa que está simplesmente alucinando com o calor do verão, mas depois se convence de que o que ele realmente vê é o fantasma de Menma. Jinta e seu grupo de amigos de infância se separaram após sua morte prematura, mas eles se unem mais uma vez enquanto tentam colocar o espírito de Menma em paz. Revivendo sua dor e culpa, eles serão capazes de encontrar forças para ajudar não só Menma a seguir em frente, mas também a si mesmos?