Referências a jogos de cartas em One Piece

One Piece

Mangá mais vendido da história (com 454 milhões de volumes desde 1997, superando sucessos com Dragon Ball, Golgo e Naruto) e anime em veiculação na tv japonesa desde 1999, One Piece é, certamente, uma das maiores obras japonesas de todos os tempos e ganha fãs quase que diariamente não apenas no Japão, mas em todo o planeta – não à toa ganhará uma série no Netflix.

No Brasil, por exemplo, embora nunca tenha tido o espaço de outros animes como Dragon Ball, Saint Seiya, Naruto, Yu Yu Hakusho, Shurato e Hunter x Hunter, por exemplo, One Piece está entre os mais populares do país nas redes sociais, motivando inclusive projetos de documentário 100% nacional sobre a obra.

Um dos motivos que explicam o sucesso do mangá criado pelo autor japonês Eiichiro Oda é a vasta gama de referências a diversas culturas presentes nos mais de 950 capítulos e 924 episódios da série. Afinal, não é apenas a cultura japonesa que domina One Piece, ao longo da história, é possível encontrar ligações com diversas obras da cultura ocidental, como Alice no País das Maravilhas, Don Quixote, Os Três Mosqueteiros, entre outras, além de constantes menções às mitologias Grega, Romana e Nórdica.

Uma dessas referências diz respeito aos jogos de cartas. Em mais de uma oportunidade, Eiichiro Oda usou o baralho como plano de fundo para criar personagens e movimentar o anime e o mangá.

Saga Wano

Referências a jogos de cartas em One Piece
Foto: aminoapps

Na atual saga em circulação do mangá, que é a luta dos piratas do Chapéu de Palha e seus aliados para resgatar o país dos Samurais, Wano, das mãos do poderoso Yonkou Kaido e do shogun Kurozumi Orochi, há uma clara referência a cartas de baralho em personagens importantes.

Os três subordinados mais fortes do vilão Kaido são os “all-stars” Jack, Queen e King – traduzindo, Valete, Dama e Rei. Em modalidades como poker, por exemplo, as três cartas fazem parte do Royal Straight Flush, a mão mais forte do jogo, o que indica que os três personagens também estão entre os mais fortes da atual saga da obra.

Eles já deram demonstrações de seus poderes ao longo da série. Jack, por exemplo, lutou por dias e dias contra os minks e dizimou a ilha de Zou com seu poder de devastação. Queen já mostrou sua força ao bater de frente com ninguém menos que Big Mon, outra Yonkou. Já King, supostamente o mais forte dos três, derrubou sozinho um navio com a mesma Big Mon e seus subordinados, que tentaram invadir Wano.

É importante lembrar que todos os três possuem poder de akumas no mi tipo Zoan ancestrais: Jack, Queen e King podem se transformar em mamute, braquiossauro e pteranodonte, respectivamente. Nada mal para os aliados de Kaido – o próprio também se transforma em um dragão.

Para quem acompanhou a saga anterior, em Whole Cake, não é surpresa que os subordinados mais fortes dos Yonkous possuem um nível de força absurda. Katakuri, por exemplo, que é o mais poderoso dos filhos de Big Mon, levou Luffy ao limite máximo de seu poder até aqui em toda a série, sendo certamente seu adversário mais difícil. Portanto, há de se esperar que não será fácil superar Jack, Queen e King – assim como não é nada fácil sobreviver a um Royal Straight Flush no poker.

Saga Dressrosa

Referências a jogos de cartas em One Piece
Foto: Reprodução/Toei Animation

Voltando um pouco no tempo para a saudosa saga de Dressrosa – que, diga-se, tem claras referências à cultura e arquitetura espanhoals – é inegável a referência ao baralho na hierarquização da família Doflamingo, o grande vilão do arco. Se em Wano Oda usou a força das cartas, em Dressrosa a ligação está nos naipes.

Isso porque Doflamingo possui quatro postos de executivos, seus subordinados mais fortes, todas elas ligadas aos naipes do baralho: Diamante (como o próprio nome dá a entender, referência ao naipe de ouros), Trébol (referência a trevo, símbolo de paus) e Pica (espadas, em espanhol) “deram as cartas” em uma das sagas mais populares de todo o anime.

Você deve estar se perguntando: e o naipe de copas? A cadeira já foi ocupada por Corazón, irmão mais novo de DoFlamingo (morto pelo próprio vilão no passado) e Vergo (derrotado no arco de Punk Hazard por Trafalgar Law e Smoker). O desejo de Doflamingo era de que Law, seu antigo subordinado (e capitão dos piratas Heart, mais uma clara referência ao naipe do coração) ocupasse o posto, mas o “Cirurgião da Morte” se aliou a Luffy na batalha contra o tirano de Dressrosa.

O próprio Donquixote Doflamingo tem na construção de seu personagem uma referência ao baralho: ele é conhecido no submundo de One Piece como Joker, ou seja, o curinga. Para quem joga buraco ou canastra, por exemplo, o curinga tem papel bastante importante na pontuação.

Ace

Referências a jogos de cartas em One Piece
Foto: Reprodução/Toei Animation

Por fim, mas não menos importante, uma menção a um dos personagens mais queridos de toda a obra, Portgas D. Ace, irmão de Luffy, que foi morto na Guerra dos Melhores em Marineford, pouco antes do time-skip. Não é preciso dizer que seu nome é uma referência ao Ás, que no poker e outros jogos é carta mais poderosa. Embora tenha sido derrotado, Ace fez muito barulho na série, razão pela qual é lembrado até hoje.

Dani

Formada em Pedagogia, 31 anos, apaixonada por animes, coisas fofas e quase tudo da cultura oriental.