Sanya: Série de fotos apresenta o bairro mais pobre de Tóquio

Sanya-Tóquio

A primeira vista, Sanya parece muito com qualquer outro subúrbio de Tóquio: casas mal equipadas, supermercados e restaurantes fast-food. Mas a história desse bairro vai muito além do que parece.

Durante o período Edo (1603-1868), trabalhadores itinerantes que não podiam pagar por hospedarias regulares em outros lugares da cidade se aproveitaram dos alojamentos baratos de Sanya em kichinyado. Depois da guerra, tornou-se o lar de pessoas que ficaram desabrigadas pelos bombardeios americanos.

As tendas militares, doadas pelas forças de ocupação, gradualmente abriram caminho para os albergues de madeira. Em 1953, cerca de 6.000 pessoas viviam em 100 albergues, uma década depois, a população tinha atingido 15.000 pessoas, espalhadas entre mais de 220 acomodações.

Sanya não é encontrado em nenhum mapa moderno ou guia turísticos, pois em 1966 o governo ordenou que o nome Sanya fosse retirado dos registros oficiais – agora está dividido em dois distritos, Kiyokawa e Zutsumi – em uma tentativa de camuflar sua associação com a pobreza, o alcoolismo, a violência, os crimes e os trabalhadores de diamantes de hiyatoi rodosha.

Pedir indicações não ajuda muito. Tente perguntar se você já está em Sanya e você terá um não como resposta. A maioria dos moradores afirma que é um pouco mais longe de onde eles vivem ou fazem negócios.

Hoje, Sanya é uma paisagem deprimente de prédios vazios e ruas meio vazias. Ainda assim, é agradavelmente diferente do resto de Tóquio. Alguns dizem que há um senso de comunidade aqui que é difícil de encontrar em outras áreas. Diaristas e sem-teto, estudantes estrangeiros e viajantes sem orçamento compõem a população desse bairro incomum.

Veja abaixo como está Sanya atualmente:

Sanya
Sanya
Sanya
Sanya
Sanya
Sanya
Sanya
Sanya
Sanya
Sanya
Sanya

Fonte: JapantodayTheguardian
Foto: TokyoTimes


Veja também:

Dani

Formada em Pedagogia, 30 anos, apaixonada por animes e quase tudo da cultura oriental. Animes preferidos: Gankutsuou, SakuraCC, SakuraSou e Black Jack.