Studio Ghibli – Jornal britânico classifica os melhores filmes do estúdio

Studio Ghibli - Ghibli Park

Em comemoração à entrada de todos os filmes do Studio Ghibli para o serviço de streaming Netflix, o jornal britânico The Guardian divulgou um ranking dos 22 longas-metragens do icônico estúdio.

Veja abaixo a lista completa (do último ao primeiro) dos melhores e mais amados filmes do Studio Ghibli:

22 – Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)

21 – Meus vizinhos, Os Yamadas (My Neighbors the Yamadas) (1999)

20 – Omohide Poro Poro (Only Yesterday) (1991)

19 – Da Colina Kokuriko (From Up on Poppy Hill) (2011)

18 – O Mundo dos Pequeninos (Arrietty) (2010)

17 – PomPoko – A Grande Batalha dos Guaxinins (1994)

16 – As Memórias de Marnie (When Marnie Was There) (2014)

15 – Ocean Waves (1993)

14 – O Conto da Princesa Kaguya (The Tale of the Princess Kaguya) (2013)

13 – Vidas ao Vento (The Wind Rises) (2013)

12 – O Reino dos Gatos (The Cat Returns) (2002)

11 – Nausicaä do Vale do Vento (Nausicaä of the Valley of the Wind) (1984)

10 – Sussurros do Coração (Whisper of the Heart) (1995)

Studio Ghibli

Shizuku, uma estudante que sonha ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas, curiosamente, todas as edições que Shizuki pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa.

09 – Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (Ponyo on the Cliff by the Sea) (2008)

Studio Ghibli

O garoto Sousuke encontra um peixinho dourado preso em uma garrafa e decide libertá-lo, sem saber que se trata da deusa do mar Ponyo. Filha de um poderoso mago, ela se comove com a atitude do menino e usa a magia do pai para se transformar em humana. Dessa forma, acredita poder fortalecer a amizade com Sousuke. Porém, a substância de sua poção mágica pode colocar em risco o vilarejo onde mora o menino.

08 – Contos de Terramar (Tales from Earthsea) (2006)

Studio Ghibli

O mago Ged observa que o mundo está em desequilíbrio e conhece Arren, um jovem príncipe que diz estar sendo perseguido por uma sombra. Os dois se unem para descobrir o que está causando a instabilidade e encontram a bruxa Kumo.

07 – Túmulo dos Vagalumes (Grave of the Fireflies) (1988)

Studio Ghibli

Os irmão Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vaga-lumes.

06 – A Viagem de Chihiro (Spirited Away) (2001)

A Viagem de Chihiro

Chihiro e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Eles se deparam com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto. Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos. Agora, apenas Chihiro pode salvá-los.

05 – O Castelo no Céu (Laputa: Castle in the Sky) (1986)

Studio Ghibli

A jovem órfã Sheeta e seu sequestrador, coronel Muska, estão voando para uma prisão militar quando sua aeronave é atacada por uma gangue de piratas aéreos liderados por Dola. Escapando da colisão no ar através de um cristal mágico em seu pescoço, Sheeta conhece o também órfao Pazu. Juntos, tentam descobrir a cidade mística flutuante de Laputa, enquanto são perseguidos por Muska e os piratas, que cobiçam o tesouro da cidade.

04 – Meu Amigo Totoro (My Neighbor Totoro) (1988)

Meu Amigo Totoro

As irmãs Satsuki e Mei se mudam para o campo para ficar mais perto do hospital onde sua mãe está internada. Lá conhecem os Totoros, adoráveis criaturas místicas e alegres, que só podem ser vistas pelas crianças. Com eles, as duas irmãs viverão mágicas aventuras no campo.

03 – O Serviço de Entregas da Kiki (Kiki’s Delivery Service) (1989)

O Serviço de Entregas da Kiki

Por ordem de sua mãe, Kiki parte para um aprendizado de um ano, acompanhada por seu gato preto. A um comando de sua vassoura mágica, ela vai parar na charmosa cidadezinha de Moreoastal. Infelizmente, os hotéis locais não aceitam bruxas e a polícia a flagra fazendo algumas travessuras.

02 – O Castelo Animado (Howl’s Moving Castle) (2004)

O Castelo Animado

Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia em busca do Castelo Andante, onde reside um misterioso feiticeiro que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.

01 – Princesa Mononoke (1997)

Princesa Mononoke

Um príncipe, em busca de uma cura, luta em uma guerra entre a mata e uma colônia mineira. Nesta aventura ele conhece Mononoke.

Via: The Guardian / SoraNews24


Veja também:

Dani

Formada em Pedagogia, 31 anos, apaixonada por animes, coisas fofas e quase tudo da cultura oriental.