Suzume no Tojimari de Makoto Shinkai

Suzume no Tojimari: Filme de Makoto Shinkai é inspirado em tragédia real

Depois da primeira exibição do filme anime Suzume no Tojimari (Suzume’s Door-Locking), o famoso diretor Makoto Shinkai (your name., Tenki no Ko) participou de uma sessão de perguntas e respostas com o público, na qual compartilhou detalhes fascinantes, incluindo a inspiração por trás da história retratada no filme.

Quando questionado especificamente sobre como teve a ideia para o filme, Makoto revelou a trágica história por trás da nova produção e o significado importante por trás dela. A sessão de perguntas e respostas ofereceu ao público a oportunidade de obter insights valiosos sobre o processo criativo do diretor e os temas que ele explora em seus filmes.

Filme anime Suzume no Tojimari de Makoto Shinkai é baseado em fatos reais

Em uma de suas respostas as perguntas do público, Makoto Shinkai revelou que o filme anime Suzume no Tojimari é baseado em uma tragédia real ocorrida em Fukushima em 2011.

Um terremoto de magnitude 9,0 ocorrido naquela região provocou um tsunami que resultou em sérios danos à usina nuclear de Fukushima Daiichi, liberando material radioativo e forçando a evacuação de milhares de pessoas.

A catástrofe teve um impacto devastador e as comunidades locais ainda estão lidando com suas consequências mais de uma década depois. Makoto Shinkai queria homenagear a memória das pessoas afetadas pelo desastre em seu filme, enquanto transmitia uma mensagem de esperança e resiliência.

Veja abaixo a resposta completa e emocionante do diretor para a pergunta: “Como você teve a ideia para este filme?:

Não sei o quanto perceberam isso no final do filme, mas esse filme é baseado em uma tragédia real que aconteceu no Japão há 12 anos. Em 2011, na região nordeste do Japão, aconteceu um grande terremoto sem precedentes no Japão, e depois do terremoto veio algo pior, um enorme maremoto que varreu e engoliu a maior parte daquela cidade, e depois disso, para completar, houve um acidente nuclear no reator de Fukushima, e as pessoas deixadas para trás após o tsunami também não puderam continuar morando lá.

Então, há 12 anos no Japão, naquela região, havia muitas crianças que tiveram experiências exatamente como as de Suzume. Assim, as paisagens que vemos no filme são paisagens reais que costumávamos ver no Japão há muitos anos. E quando Suzume saltou para a vida após a morte houve incêndios, certo? Lembra dessa parte? Pois bem, aqueles incêndios existiram, foram reais, ou seja, houve explosões e incêndios de gás e houve muita destruição.

E eu escrevi essa cena em particular porque depois de 12 anos de um evento tão horrível, certamente as feridas em seu coração ainda não cicatrizaram, aquele fogo ainda arde em seu coração, e então havia algo muito incomum. Não sei se perceberam que havia navios encalhados em prédios o que também eram cenários reais.

O maremoto foi tão forte que levantou os navios e os deixou apoiados nos telhados dos prédios. Então, porque o pano de fundo deste filme é uma história tão trágica e triste, eu queria de alguma forma contrabalançar e fazer deste filme um filme feliz, um filme que eles realmente pudessem gostar.

E isso porque, por mais terríveis que sejam os desastres que vivemos, que temos que viver, por mais tristes e trágicos que sejam os acontecimentos que nos cercam, podemos recuperar a felicidade, podemos seguir em frente com calma e continuar progredindo, e isso é algo em que quero acreditar profundamente.

Então, se vocês pudessem assistir a este filme e talvez sorrir um pouco, isso me deixaria muito feliz. Muito obrigado por assistir a este filme“.

Com produção do estúdio CoMix Wave Films juntamente com Story Inc, o filme anime Suzume no Tojimari (Suzume’s Door-Locking), do famoso diretor Makoto Shinkai (your name., Tenki no Ko), estreia nos melhores cinemas do Brasil dia 13 de abril de 2023.

Suzume no Tojimari de Makoto Shinkai
Sinopse de o filme Suzume no Tojimari

Do outro lado da porta, estava o tempo na sua totalidade—
A jornada de Suzume, de 17 anos, começa numa cidade tranquila em Kyushu quando ela encontra um jovem que lhe diz: “Estou a procurar uma porta”. O que Suzume encontra é uma única porta desgastada em pé no meio de ruínas, como se estivesse protegida de qualquer catástrofe. Aparentemente hipnotizada pelo seu poder, Suzume alcança a maçaneta…
As portas começam a abrir-se uma após a outra em todo o Japão, desencadeando destruição sobre qualquer um que esteja por perto. Suzume deve fechar esses portais para evitar mais desastres.
As estrelas
O pôr do sol
O céu da manhã
Dentro daquele reino, era como se todo o tempo se tivesse derretido no céu—
Atraída por esta porta misteriosa, a jornada de Suzume está prestes a começar.