TOP 10 – Filmes e animes com maior sucesso de bilheteria do Japão

bilheteria do Japão

Separamos nesse artigo 10 dos maiores sucessos de bilheteria do Japão de todos os tempos. Vendo a lista é fácil entender o porquê o Japão é tratado como inspiração na arte da animação. Entre os mais queridinhos temos vários filmes anime do Studio Ghibli, e é claro que, o mega sucesso de bilheteria Kimi no na wa (Your name.) também entrou na lista.

A Viagem de Chihiro (Spirited Away)
(30.1 Bilhões de yen)

A Viagem de Chihiro

Sinopse: Chihiro e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Eles se deparam com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto. Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos. Agora, apenas Chihiro pode salvá-los.

Data de lançamento: 20 de julho de 2001 (Japão) – 18 de julho de 2003 (Brasil)

Direção: Hayao Miyazaki

Produção: Studio Ghibli

Kimi no na wa (Your name.)
(25 Bilhões de yen)

Kimi no na wa GQCA

Sinopse: Mitsuha é a filha do prefeito de uma pequena cidade, mas sonha em tentar a sorte em Tóquio. Taki trabalha em um restaurante em Tóquio e deseja largar o seu emprego. Os dois não se conhecem, mas estão conectados pelas imagens de seus sonhos.

Data de lançamento: 26 de agosto de 2016 (Japão) – 11 de outubro de 2017 (Brasil)

Direção: Makoto Shinkai

Produção: TOHO

O Castelo Animado (Howl’s Moving Castle)
(19.6 Bilhões de yen)

O Castelo Animado (Howl’s Moving Castle)

Sinopse: Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia em busca do Castelo Andante, onde reside um misterioso feiticeiro que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.

Data de lançamento: 2004 (Japão) 15 de julho de 2005 (Brasil)

Direção: Hayao Miyazaki

Produção: Studio Ghibli, The Walt Disney Company

Princesa Mononoke (Princess Mononoke)
(19.3 Bilhões de yen)

Sinopse: Um príncipe, em busca de uma cura, luta em uma guerra entre a mata e uma colônia mineira. Nesta aventura ele conhece Mononoke.

Data de lançamento: 12 de julho de 1997 (Japão) – 25 de dezembro de 1999 (Brasil)

Direção: Hayao Miyazaki

Produção: Studio Ghibli, TOHO

Bayside Shakedown 2
(17.35 Bilhões de yen)

Filme baseado na popular série de TV Bayside Shakedown, conhecida por sua representação única e bem-humorada da força policial japonesa, evitando as convenções que definem a maioria dos dramas policiais.

Data de lançamento: 19 de julho de 2003 (mundial)

Direção: Katsuyuki Motohiro

Produção: TOHO

Ponyo
(15.5 Bilhões de yen)

Sinopse: O garoto Sousuke encontra um peixinho dourado preso em uma garrafa e decide libertá-lo, sem saber que se trata da deusa do mar Ponyo. Filha de um poderoso mago, ela se comove com a atitude do menino e usa a magia do pai para se transformar em humana. Dessa forma, acredita poder fortalecer a amizade com Sousuke. Porém, a substância de sua poção mágica pode colocar em risco o vilarejo onde mora o menino.

Data de lançamento: 19 de julho de 2008 (Japão) – 30 de julho de 2010 (Brasil)

Direção: Hayao Miyazaki

Produção: Studio Ghibli

Vidas ao Vento (The Wind Rises)
(12.02 Bilhões de yen)

Vidas ao Vento (The Wind Rises)

Sinopse: Jiro Horikoshi é um jovem que vive em uma cidade no interior do Japão. Ele tem o sonho de voar em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, Jiro decide que construir um avião como deseja e colocá-lo no ar é a meta de sua vida. Durante a busca pela realização deste objetivo, ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá, e os planos de Jiro podem estar prestes a mudar.

Data de lançamento: 20 de julho de 2013 (Japão) – 21 de fevereiro de 2014 (Brasil)

Direção: Hayao Miyazaki

Produção: Studio Ghibli, TOHO

Nankyoku monogatari (Antarctica)
(11 Bilhões de yen)

Nankyoku monogatari - Antarctica

Nankyoku monogatari é um filme de drama japonês de 1983 dirigido por Koreyoshi Kurahara, com roteiro de Toshirō Ishidō, Tatsuo Nogami e Kan Saji. Com o nome de Antarctica, foi selecionado como representante do Japão à edição do Oscar 1984, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Data de lançamento: 20 de março de 1983 (mundial)

Direção: Koreyoshi Kurahara

Bayside Shakedown
(10.1 Bilhões de yen)

Bayside Shakedown

Sinopse: O filme continua alguns meses após o final da série de TV. O personagem principal, o sargento detetive Shunsaku Aoshima, voltou para a divisão de investigação do Departamento de Polícia Wangan do Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio, depois de ser rebaixado para patrulha por insubordinação. A história continua abordando questões como jovens descontentes, incapazes de diferenciar realidade e videogame, pais superprotetores, subculturas estranhas na Internet; e em notas mais leves, a falta de armas laterais, otaku obcecado por cosplay , frenesi da mídia e até cenas de filmes abertamente melodramáticas, enquanto Aoshima e seus colegas oficiais continuam pressionando o absurdo.

Data de lançamento: 31 de outubro de 1998 (Japão)

Direção: Katsuyuki Motohiro

Produção: TOHO, Fuji TV

As Aventuras de Chatran (The Adventures of Chatran)
(9.8 Bilhões de yen)

As Aventuras de Chatran

Sinopse: As aventuras de um gato e um cachorro que são acidentalmente separados e começam uma jornada para se reencontrar.

Data de lançamento: 27 de junho de 1986 (Japão)

Direção: Masanori Hata

Produção: TOHO, Fuji TV


Veja também:

Dani

Formada em Pedagogia, 31 anos, apaixonada por animes, coisas fofas e quase tudo da cultura oriental.