Tóquio eleva o nível de alerta de coronavírus ao máximo

Japão- estado de emergência

Tóquio elevou o alerta para a pandemia de coronavírus (COVID-19) para o nível mais alto nessa quarta-feira, após o grande aumento de infecções na capital, acrescentando sinais de que o Japão está enfrentando um ressurgimento do vírus após suspender o estado de emergência em maio.

O governo metropolitano pediu vigilância máxima depois de confirmar 165 novas infecções, marcando o sétimo dia consecutivo de aumentos de três dígitos. O nível de alerta foi elevado ao mais alto dos quatro níveis, o que significa “infecções estão se espalhando“.

O governador Yuriko Koike pediu aos moradores que evitem ao máximo viagens não essenciais para fora de Tóquio e parem de visitar Pubs e restaurantes que não adotaram medidas suficientes para prevenir infecções.

Gostaria de pedir novamente aos moradores e empresas que sejam diligentes na prevenção da propagação do vírus“.

disse Koike em entrevista coletiva
coronavírus
O governadora de Tóquio, Yuriko Koike, fala em uma reunião de um painel de especialistas encarregados de monitorar a situação do coronavírus na capital japonesa.

O número de novas infecções em Tóquio tem aumentado desde que o estado de emergência foi encerrado em 25 de maio, com o governo da cidade registrando quatro dias consecutivos com mais de 200 casos até domingo.

Norio Omagari, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, disse em reunião com especialistas que o número médio de infecções não rastreáveis ​​nos últimos sete dias havia dobrado em relação à semana anterior, alertando que esses casos poderiam atingir cerca de 1.200 por dia em quatro semanas. Mas ele disse que a situação atual não foi o resultado de uma “segunda onda” do surto, citando menos números de pessoas em estado grave do que em março e abril.

Até o momento, o Japão confirmou cerca de 23.035 casos de coronavírus (COVID-19), com mais de 900 mortes. Sendo que o maior número de infectados encontra-se em Tóquio.

Via: Kyodo News

Dani

Formada em Pedagogia, 31 anos, apaixonada por animes, coisas fofas e quase tudo da cultura oriental.