Você sabe o que são Animes Nonsense?

Você já ouviu falar de animes shounen, shoujo, comédia, mas e os animes nonsense? Se você nunca ouviu falar sobre eles, os animes nonsense são literalmente traduzidos do inglês para “sem sentido” e é exatamente assim que eles funcionam. 

Esqueça dos roteiros bem pensados e plot twists chocantes, esses animes não foram feitos pra você entender o que ta acontecendo! Na maioria das vezes, cheios de comédia e situações absurdas, os animes nonsense são garantia de muitos momentos engraçados e vários em que você não sabe o que ta acontecendo.

Não tem como falar sobre animes nonsense sem falar de Gintama, mangá que começou a ser publicado pela Shonen Jump desde de 2003 (segue até atualmente), e virou anime em em 2006. O anime acompanha o samurai Gintoki Sakata que é um faz tudo e trabalha para pagar o aluguel, junto com seus amigos Shimura Shinpachi e Kagura. Todo anime se passa no período Edo onde alienígenas chamados Amanto conquistaram a terra, onde todo tipo de maluquice acontece! O primeiro lançamento de Gintama foi um OVA em 2005, de 33 minutos que foi o responsável pela ideia de criar um anime para a série de mangás. Depois veio o anime que foi de 2006 a 2010, com 201 episódios. Também em 2006 foi lançada uma Light Novel (3-Nen Z-Gumi Ginpachi-sensei), em 2008 um OVA (White Demon’s Birth), entre 2011 e 2012 mais 51 episódios do anime, entre 2012 e 2013 o anime Gintama’: Enchousen, mais 3 OVA’s (2014, 2015 e 2016, um novo anime em 2015 Gintama°, e por último mas não menos importante, dois filmes e um live action, Ufa! Quanta coisa! Gintama além de vários episódios do anime, tem muitos OVA’s e filmes, então se você gostar, tem bastante coisa pra assistir, não dá pra reclamar! Gintama é um daqueles animes com personagens engraçados mas que também tem seus momentos sérios e dramáticos, com muitas referências a cultura pop e situações muito doidas e esquisitas. Gintama é um dos animes mais amados pelos otakus em geral, e se você nunca assistiu dê uma chance pra essa obra de arte moderna!

Animes Nonsense
Gintama

Azumanga Daioh é um anime de 2002, que acompanha o dia a dia de 6 estudantes do colegial e duas professoras, e é isso mesmo (ha ha). Ele é um daqueles animes nonsense onde nada acontece e tudo acontece ao mesmo tempo, cada uma das personagens passam por situações engraçadas, e apesar de antigo é um anime muito bom e que garante algumas boas risadas, com episódios aleatórios que não tem apenas um tema para cada uma sim histórias curtas dentro de cada 25 minutos. Pra você que assiste a muitos animes atuais talvez a estética dele seja um pouco estranho, mas continue, você vai se surpreender com os personagens totalmente carismáticos e divertidos, e não vai se arrepender!

Image for post
Azumanga Daioh

Kill me Baby é um anime de 2012 que mostra o cotidiano da Yasuna que faz amizade com a Sonya e descobre que a sua amiga é uma assassina! Mas a apesar disso ela não tem medo da amiga e até mais pra frente acaba fazendo amizade com a Agiri Goshiki que é uma ninja. Este anime nonsense, como Azumanga Daioh é cheio de pequenas histórias que completam os episódios, esse tipo de manga é chamado de Yonkoma, eles são mangas composto por tirinhas, e que normalmente quando são adaptados para os animes, se utilizam mais ou menos da mesma estrutura, com histórias curtas. É uma anime bem nada acontece feijoada, com muitas cenas de comédia envolta da Yasuna que é uma garota normal e fica sempre impressionada com tudo sobre a Sonya e a Agiri, que inclusive está sempre tentando vender itens para a amiga que não entende nada sobre o assunto.

Animes Nonsense
Kill me Baby

Talvez você já tenha ouvido falar de Saiki Kusuo no Psi-nan, por ser um anime mais atual e estar incluso no catálogo da Netflix, ele é bem mais conhecido que alguns outros animes nonsense dessa lista. O anime que começou a ser transmitido em 2016 a última temporada foi em 2019, além de um jogo para Nintendo 3DS e um filme live action em 2017. O Saiki, personagem principal do anime, tem poderes psíquicos desde que nasceu e por isso precisa usar duas antenas rosa na cabeça para poder controlar melhor seus poderes, a história do anime gira em torno das suas situações do dia a dia com seus colegas de escolas e seus pais, onde ele tenta não chamar a atenção. O melhor do anime são os personagens, desde seus pais que se odeiam e se amam ao mesmo tempo, inclusive seu pai que quer que o Saiki utilize dos seus poderes para resolver seus problemas, mas os melhores são os seus colegas de classe, incluindo o Nendo que é a única pessoa que o Saiki não consegue ler a mente, motivo? Por ser muito burro.

Animes Nonsense
Saiki Kusuo no Psi-nan

Se você gostou de Azumanga Daioh, vai gostar de Nichijou. Esse anime de 2011, além do mangá, tem um OVA e um jogo. A história gira em torno de alunos do colégio Tokisadame, onde coisas absurdas acontecem! Além dos personagens “comuns”, a aluna preguiçosa que está sempre copiando a lição das amigas (Yukko), a personagem que é a menos esquisita (Mio, a aluna inteligente (Mai), e por vai, temos os personagens do laboratório Shinonome, uma das personagens mais diferentes é uma garota robô (Nano), sua criadora, uma menina de 8 anos, apesar de sua inteligência age como a criança que é, e também um gato que fala, o Sakamoto — san, que age como o adulto da casa. Um anime nonsense leve e engraçado, e que apesar de ser nonsense, com situações muito fora do comum, ainda tem espaço para momentos muito fofos e cheios de comédia.

Image for post
Nichijou

Já assistiu algum desse animes? Comenta aqui o que achou e deixe mais animes nonsense que você conhece!


Veja também: