VozIndie e sua jornada rumo à fama!

Meu povo! Estão sentido esse cheiro? Nova entrevista quentinha saindo do forno! E desta vez estamos ficando chiques pra caramba viu? Com a ilustre presença de Caroli, comandante do estúdio VozIndie. Preparem seus computadores para conhecer um pouco mais sobre um trabalho duro e inovador!

Pois é “Ladies and Gentleman”! Nossa primeira entrevista com um estúdio de dublagem! Epa, ta errado produção? Como é?…. Ah! Voz original! Entendi! Mas o que é isso, vocês me perguntam? Nada como a própria entrevistada nos dar essa explicação!

  • Fala mais sobre você:

💜💛 Oi garotaaas, eu sou a Caroli, atriz de voz, estudante de teatro, imitadora de animais, cantora, locutora e dona e diretora do Estúdio VozIndie, O Estúdio do Mercado independente!

Eu sou de Saquarema – RJ, tenho 26 anos, sou uma das vozes OFICIAIS da Magali, da Turma da Mônica no jogo VAMOS BRINCAR DE COZINHAR feito pela Akom Studios e a Mauricio de Sousa Produções.

Já fui na TV 5 vezes,acredita? 2 Na Record no programa Legendários com Marcos Mion, 1 na Globo no Caldeirão do Huck e 2 no SBT no programa da Eliana contando com uma que acabei de ir e que vai ao ar dia 03/10 às 15h! Fiquem ligados!Lá eu fiz apresentação de imitações de animais com a voz e interpretando mesmo os bichos com altas expressões! Eu amo tudo relacionado a áudio e voz, à som! Também estudo sound desgin e composição de trilha sonora e já faço alguns desses trabalhos na VozIndie, nosso estúdio!

  • O que é a VozIndie?

A VozIndie é O Estúdio do Mercado Indie, SENDO A SUA VOZ (Nosso Slogan), a Voz do Desenvolvedor Independente, pra ser notado por todo o mundo! Somos uma iniciativa, um ponta pé pra criar oportunidades e acessbilidade de VOZ pros Dev Indies, Game Dev e animadores indies unificando todas as etapas pra você em uma Única Direção, que surgiu em Junho de 2019, fundada por mim, Caroli, por Lucca Andrade, Rodrigo Silva e Amanda Sbano. A gente faz, Voz Original, dublagem, locução, canto, tradução e diversas outras coisas.

A VozIndie é pra ser divertida, é chique, mas acessível ao mesmo tempo!  Tipo uma “Voz Gourmet”, só que pra todo mundo poder ter HAHAHA (É paradoxo mesmo e não ligamos) Porque a gente quer que VOCÊ Indie seja conhecido no mundo todo atravéz da nossa voz, vamos dar a voz que você precisa pra gritar “Ó EU EXISTO GENTE”!

Vocês são nossos Clientes Púrpuro-Dourados e a gente quer que quando você indie dev nos contrate, isso dê uma baita moral pro seu projeto, porque a gente promete qualidade viu! Especialmente que temos o diferencial de nos preocuparmos com certas coisas que são negligenciadas em muitos trabalhos vocais por aí haha Somos no momento o estúdio home office formado por pessoas já formadas e estudantes de teatro, que buscam estudar sempre e cada vez mais a área vocal e interpretação pra fazer diferente e cada vez melhor!

Nosso objetivo é ser o NÚMERO 1 do mercado INDIE, trazendo acessibilidade a VOZ de QUALIDADE pra comunidade de indie Dev de forma que quando o Indie pensar em por voz no seu projeto nosso nome seja o primeiro que vai fazer VUP na sua mente! O ÍCONE da Voz pro Indie brasileiro! A gente ta fazendo um estudo de mercado pra trazer valores que sejam acessíveis pro indie, desde o menor até o maior projeto, mas não somos e nem seremos o mais barato do mercado, e sim uma média, porque não se sustenta qualidade sem nos valorizarmos adequadamente! Resumindo: A VOZINDIE É A SUA VOZ!

  • Quando começou a carreira?

Essa é uma longa história que vem desde a minha infancia, viu? Vamo no resumão: SEMPRE amei SOM. Voz, música, áudio, tudo de som eu amo. Também desenhava, mas foquei no áudio. E aí que vem as minhas imitações de animais que tem tudo a ver com a VozIndi também. Desde criança amava ver documentários de animais e aprendi a imitar os sons, o que me deu muita elasticidade e técnica vocal.

Fui crescendo e aprendendo muitas coisas até que em 2014 comecei a me interessar por dublagem (que aliás tem uma curiosidade mega importante pra vocês saberem sobre as ramificações do ator de voz, viu, conto na próxima pergunta!). Então comecei com fãdubs e tudo mais com uma turma maneira de Final Fantasy, com o amigão Moisés Rodriguez que fazia essas fãdubs no grupo AVALANCHE! Depois eu conhci alguns amigos, que hoje são a minha família e juntos formamos a conhecida Estrela Sônica, onde fui fundadora e diretora junto com eles e a nós criamos o MOD de FÃDUBLAGEM do SONIC ADVENTURE (que deve ta disponível ainda haha).

Na Estrela Sônica a gente estudou muito interpretação vocal, mas depois de um tempo por alguns problemas a equipe foi desfeita, e boa parte dela junto comigo e o núcleo foi migrada pro canal Planeta Kitare e formamos a nova equipe: Trio Babi (ó tudo isso é fãdublagem, faz parte da história de como surgiu a VozIndie, que é trabalho). No Trio Babi estamos retomando as dublagens do Sonic e vamos fazer muita coisa! E no meio dessa situação toda a gente resolveu criar uma equipe pra TRABALHAR com voz, somos todos estudantes fervorosos da área e nos profissionalizando e precisávamos de uma alavancada nos ânimos e de investimento pra continuar os cursos! Então desse amor nasceu a VozIndie!

O seu Coraçãozinho de Microfone Púrpuro-Dourado!E gente, a VozIndie NÃO É uma equipe de fãdub, tá? Somos um estúdio de trabalho, nos profissionalizando na área, cursando, nos formando, estúdio profissional Sendo a Sua Voz!

  • Quem mais compõe esse elenco? Fala um pouco mais sobre eles!

E olha, não sou a única Estrela da equipe não, ta? A equipe tem 10 atores e alguns membros mais em outras funções!

Marcus Felipy: A gente tem nada mais nada menos que o MARCUS FELIPY (ReaperDub) do VOICE MAKERS no nosso elenco Púrpura, minha gente! Ele tem 28 anos e é do Rio de Janeiro e faz fãdubs e voz original nos canais Voice Makers e ReaperDub que é o canal dele. É o cara que faz o SUPEEEEERA do Tobi no canal do Voice e várias paródias de animes, meninas! Especialmente de naruto haha A gente se conheceu em meados de 2018/2019 por causa do projeto CUEIO 2° TEMPORADA, no qual estamos produzindo (Hobby, a parte da VozIndie e do TrioBabi) e desde então ficamos muito amigos!

Rodrigo Silva: é nosso Cofundador e diretor da VozIndie junto com a Caroli, a gente se conheceu em 2016 na formação da antiga Estrela Sônica! Ele tem 22 anos, é de Pernambuco, mas mora atualmente em São Paulo! Está se formando no teatro e é uma biblioteca ambulante sobre arte e atores! Na nossa equipe de Fãdub ele faz o Eggman, e aqui na VozIndie já fez diversos personagens com voz bem madura, pois ele é novinho, mas faz uma voz que parece de 50 anos e interpreta super bem!

Lucca Andrade: é um dos fundadores, tradutor e diretor de inglês da equipe! Ele tem 24 anos e é par lindo romantico, momozinho da Caroli aqui <3 Também nos conhecemos em 2016, a maioria aqui foi assim! Ele tem muito conhecimento sobre atores de voz original americanos, super fluente em inglês e além de atuar ele trabalha com Papercraft, conhecido também como Lupraft na internet. Na equipe de Fãdub ele é nosso Sonic, e aqui na VozIndie tem feito bastante coisa legal porque sua voz é bem jovial e consegue alcançar uns registros bem inesperados pra um homem!

Léo Girardi Kitare: é um dos nossos atores, também fluente em inglês, desenhista e animador e dono dos canais Planeta Kitare e Kitare Station, onde faz animações originais e onde também criamos a equipe TrioBabi de fãdub. O Léo tem 19 anos e é do Rio Grande do Sul e também nos conhecemos em 2016 com a turma. Assim como o Lucca ele tem um conhecimento muuuito amplo de atores de voz, especialmente em dubladores brasileiros! A gente chama ele de “o cara dos contatinhos” porque tudo quanto é dublador ele tem no facebook! haha

Amanda Sbano: não é atriz, mas sim gerente de redes e graças a ela que tivemos a ideia de criar a VozIndie! Ela trabalha em algumas agências de gerênciamento de rede social e nos ajuda com planejamento pro instagram!
Ela tem a mesma idade que eu Caroli, 26 anos e é do RJ também, mora aqui pertinho e somos amigas desde 2013 na época de escola! Se bobear ainda antes e estamos aqui até hoje!

Lorena Pinheiro (ou BotoRosa): também veio pra turma e virou amigona em 2016! Ela é uma das nossas atrizes que está se preparando pra começar a trabalhar com voz! Tem 20 anos e é do Amapá, mas veio morar no RJ no começo de 2021 e agora ta bem mais pertinha da gente! A Lorena além da VozIndie tem a Caixanimada, que é sua pequena equipezinha de animações com seu namorado e somos parceiros de trabalho aqui eim! Ela no momento ta ajudando a gente com algumas divulgações até que comece a interpretar na equipe.

Amanda Inter (ou só Inter): entrou recentemente pra equipe, conhecemos ela no projeto Bell – O Mistério de Oakeran, onde ela da voz a protagonista Bell! Ela tem 21 anos, é de Brasília e cursa faculdade de artes cênicas como atriz de corpo e voz e palhaçaria!

Matheus Negrreiro: é do RJ e já trabalha profissionalmente com dublagem faz algum tempo! Ele tem 23 anos e também é fluente em inglês e faz dublagens profissionais principalmente no Sérgio Moreno Filmes e agora ta aqui na VozIndie pra trablahar com os indie devs!

Enzo: também chegou a pouco tempo na equipe, ele não é ator apesar de gostar de fãdublar, mas aqui na VozIndie é CDC, ajudando com as postagens e divulgações da equipe!
Ele é de SP e tem 20 anos e faz faculdade de jogos digitais e pretende trabalhar com animação.

Duarte: é um dos nossos atores que também conhecemos desde 2016. Tem 23 anos e é de Minas Gerais! Ele também canta e gosta de sound design e mixagem e está buscando se profissionalizar na área, que pra quem mora em minas é um tantinho difícil ter acesso haha

Caio Mascarenhas: também é do nosso Elenco Púrpura e é amigão nosso desde 2016. Ele é da Bahia e tem 24 anos e é desenhista e roteirista, adora escrever livros e ta cursando pra ser Game Designer e animador em jogos digitais! Ele tem algumas histórias pra contar através de animações e jogos, mas por enquanto isso é segredinho nosso, xiiiiuuuu!

  • Tem algum personagem de filme, série, desenho, jogo… que você gostaria de interpretar algum dia?

Eu AMARIA fazer oficialmente a Blaze de Sonic! Porque faço ela não oficialmente no TrioBab

  • Quais personagens mais gostou de interpretar?

Bem, a gente tem muito projeto ainda no forno que não podemos revelar ainda, mas um projeto que já saiu e eu, Caroli amei fazer foi a Magali do jogo Vamos Brincar de Cozinhar, onde tive a honra de dar voz Oficinalmente pra essa produção da Mauricio de Sousa Produções junto com a Akom, estúdio de jogos! Fizemos também voz pras animações VITRINES, vídeo de instruções de segurança da ICONIC, Despertar Invisível e várias outras pelo estúdio Trilab Sound, cliente e parceiro nosso! Também voz pros projetos Super Vivare, Vegemais onde fiz a narradora, Shy Bunnies onde Rodrigo, Lucca e eu fizemos a locução do nome do jogo, locução pra GS Energia Solar e Ar Condicionado, voz pro jogo indie Dark And Light e muito mais que ainda ta em sigilo, xiiuuuuu! E olha sóoo, também estamos no projeto BELL – O Mistério de Oakeran, animação ORIGINAL da equipe PLAYKER onde sou a diretora de voz original e elenco (casting) e eu serei a voz da Bell Maligna, a antagonista reflexo direto da protagonista Bell, a garota Alien que ta perdidassa na aventura haha Não sei dizer ainda um favorito, mas gostamos muito desses projetos!

  • Qual personagem foi o mais difícil?

Os personagens mais difíceis ainda estão em sigilo, xiiiuu! Mas se chamarem a gente de novo no futuro, quando lançar, a gente conta! 😉

  • Se não fosse seguir a carreira em que está hoje, qual outra teria escolhido e porque?

Quando criança eu queria ser zoóloga! Mas depois gostava muito de desenhar e animar, e depois jogos. Acho que eu seria game desginer haha

  • Qual a maior dificuldade no seu trabalho no geral?

Boa pergunta. Tem muitas coisas que são difíceis especialmente por trabalharmos home office. Talvez uma delas sejam os horários que cada um tá gravando e a família colaborar com isso haha

Aliás a família colaborar na verdade é difícil pra maioria, muitos ainda não apoiam nossa profissão e tentam nos por pra baixo, sabe? Talvez essa seja uma das principais dificuldades. Lidar com equipamentos também tem sido complicado em home office, mas estamos investindo em novos equipamentos agora e tá ficando muito bom! 😀

  • O que mais gosta no que faz?

Eu gosto de dar vida aos personagens. Ver no final que a nossa voz tá saindo daquele universo, daquele bixinho, boneco, animação. E gosto muito de alguns processos da edição dos áudios e de fazer a escala do elenco!
Adoro ver o resultado final e pensar “Nossa isso saiu da nossa equipe, da nossa voz mesmo?”

  • Sonha em trabalhar com algum dublador da sua infância algum dia?

Eu quero muito cursar e trabalhar com a Melissa Garcia um dia e conhecer a Mabel! E com certeza o pessoal aqui adoraria trabalhar ao lado dos seus ídolos da dublagem e voz original. Fora que a gente é super amigo do dublador Victor Hugo Fernandes e seria incrível trabalhar com ele em alguma coisa! E até mesmo se ele entrar pra VozIndie, eim! haha Ele dublou pra disney e pixar, Stranger Things como Will Byers e muito mais! Também temos mais contatinhos da dublagem poir aqui hehe

  • Qual programa, filme, desenho etc.… pra você tem a melhor dublagem?

Difícil dizer, viu… Eu diria que as obras de antigamente (não tanto), me agradam mais. Até aproveito pra dizer que atualmente a dublagem ta normalizando TUDO, tirando a magia dos desenhos especialmente. Tudo que era pra ser exagerado e brincalhão ta ficando com interpretação de live action, de pessoa real, sem voz cartunbesca, sem exageiros, sem respeitar o original! Isso tem sido pauda de debate entre nossa equipe e tem nos desagradado demais da geração atual de dublagens, fora  o descaso com certas obras…

Mas algumas dublagens que me marcaram muito foram a Nova Onda do Imperador da Disney, onde o personagem Kusko na real foi dublado pelo ator Selton Mello, mas que mandou super bem porque já fazia dublagem antes!

(Quando digo ator, é porque em geral é um ator mais de corpo do que de voz)

Em animes, não tem como deixar de falar de Yuyu Hakusho, Naruto, Cavaleiros do Zodiáco e Dragon Ball Z! Mas tem muita coisa que seria feita diferente hoje em dia haha

Mas talves as que ame mais sejam de Chaves e Eu a Patroa e as Crianças, os filmes da Pixar e DreamWorks, e dos desenhos que passavam no Bom Dia e Companhia como Liga da Justiça, Super Choque e Juniper Lee!

Tem tanta coisa que não sei dizer haha

Já de voz original curto muito a voz da Any Malu do desenho BR do Combo Estúdio e as vozes originais japonesas de Naruto e Code Geass! E vozes originais americanas ainda to pensando quais gosto, mas a voz da Peridot de Steven americana é a melhor!

Garotas Que Curtem Animes também é cultura rapaziada! Caroli e todos da Voz Indie muito obrigado por nos darem a honra de entrevistar vocês! Foi maravilhoso!

Link das redes sociais da VozIndie e de seus trabalhos
Link de alguns trabalhos citados

Perfil do projeto Bell: @bell.oficial_br

Despertar Invisível perfil: @ despertarinvisivel

VEGEMAIS
MAGALI
GS
SUPER VIVARE