Yaoi – Origem e significado de Seme e Uke

No mundo Yaoi os termos Seme e Uke são bastante usados, mas você sabe o significado dessas palavras, sua origem e os tipos que existem?

O que significa Seme e Uke

A palavra Seme 攻めsignifica ATIVO e Uke 受け significa PASSIVO. Ambas as palavras são originadas das artes marciais, e apesar de não terem nenhuma conotação explícita, há séculos já são usadas com contexto sexual.

A palavra Seme é derivada do verbo japonês semeru (Atacar) e Uke do verbo ukeru (Receber). Dessa forma fica mais fácil entender o porquê tais palavras ganharam essa conotação sexual que é muito usada entre amantes de Yaoi né?

Tipos de Seme e Uke

Na cultura anime e mangá, os estereótipos masculinos mudam de acordo com a determinação de qual termo se aplica a ele.

O homem Seme geralmente é descrito como um cara fisicamente forte, alto, protetor, experiente e totalmente decidido. Em suas características físicas costumam ter cabelo curto, queixo forte, olhos pequenos e são mais masculinos do que o Uke.

O homem Uke é retratado de forma oposta ao Seme, geralmente é descrito como um cara baixo, delicado, romântico, fofo, com olhos grandes e em alguns casos, um pouco infantilizados.

Tem “necessidade” de ter Seme e Uke em animes e mangás Yaoi?

Nos animes e mangás Yaoi, esses dois termos acabam sendo um certo “clichê” dentro das histórias, já que a maioria incluem esses dois tipos de homens para se envolverem entre eles, se apaixonarem e o resto, vocês já sabem. Ainda sim, alguns escritores tem se questionado sobre o quanto seme e uke são essenciais para contar uma boa história Yaoi e o porquê dessa necessidade de um personagem ter que ser só passivo e o outro só ativo.

É graças a esses questionamentos de escritores importantes que o cenário do gênero Yaoi tem mudado a cada dia, ainda que existam poucas histórias que fogem desse clichê Seme e Uke, já é possível achar histórias que vão contra esse conceito pré-estabelecido. Além de histórias que você pode encontrar onde ambos os personagens são as duas coisas, seme e uke.

Dani

Formada em Pedagogia, 30 anos, apaixonada por animes e quase tudo da cultura oriental. Animes preferidos: Gankutsuou, SakuraCC, SakuraSou e Black Jack.