Yoshihide Suga é o novo primeiro-ministro do Japão

Yoshihide Suga

Após Shinzo Abe ter renunciado o cargo alegando problemas de saúde no dia 28 de agosto de 2020, foi agora eleito pelo Partido Liberal Democrata (PLD) o novo primeiro ministro do Japão.

Yoshihide Suga, o político japonês de 71 anos que atuou como Ministro dos Assuntos Internos e Comunicações durante o primeiro mandato de Shinzo Abe como Primeiro-Ministro de 2006 a 2007, e como Secretário-geral do Gabinete durante o segundo mandato de Abe de 2012 a 2020, é agora o sucessor eleito para o cargo antes ocupado por Abe.

O primeiro-ministro japonês cessante Shinzo Abe recebe flores do secretário-chefe de gabinete Yoshihide Suga após a eleição presidencial do Partido Liberal Democrata. (14 de setembro de 2020)

Em uma votação em uma reunião de legisladores do PLD de ambas as câmaras do parlamento, Suga venceu facilmente seus dois rivais – o ex-ministro da Defesa Shigeru Ishiba e o ex-ministro das Relações Exteriores Fumio Kishida – ao se comprometer a manter um bom equilíbrio entre o combate à pandemia do coronavírus e promoção de atividades econômicas.

Sobre disseminação do coronavírus e da crise nacional, Suga disse:

Devemos herdar e promover os esforços que o primeiro-ministro Abe fez para que as pessoas possam superar a crise e viver uma vida segura e estável.

Suga também disse que dará continuidade às reformas governamentais e à desregulamentação no Japão. “Vou criar um Gabinete que funcione para as pessoas”, disse ele.

Yoshihide Suga
Fumio Kishida, Shinzo Abe, Yoshihide Suga e Shigeru Ishiba se unem depois que Suga foi eleito presidente do partido governante em Tóquio. (14 de setembro de 2020)

O novo primeiro-ministro terá a tarefa de enfrentar desafios herdados de Abe na frente diplomática, incluindo lidar com as ações assertivas da China no Mar da China Oriental e construir laços com os Estados Unidos, que realizam suas eleições presidenciais em novembro.

Ele também terá que decidir o que fazer com os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, que foram adiados um ano para o verão de 2021 devido à pandemia.

Quem é Yoshihide Suga?

Nascido em 6 de dezembro de 1948, em um vilarejo coberto de neve na província de Akita, filho do agricultor de morangos Wasaburo e do professor Tatsu, Suga ajudava nos campos quando criança e, como filho mais velho, deveria eventualmente assumir os negócios da família.

Wasaburo, que trabalhou para South Manchuria Railway Co. durante a Segunda Guerra Mundial, desenvolveu uma variedade de morango de colheita tardia em seu retorno ao Japão, após a rendição do país. Provou ser um sucesso, sendo vendido por um prêmio para os moradores da cidade.

Suga estava relutante em se tornar um fazendeiro e disse que depois do colégio ele “basicamente fugiu de casa” para encontrar trabalho em Tóquio. Ele acabou em uma fábrica de papelão, mas rapidamente se desiludiu e desistiu, matriculando-se na Universidade Hosei em 1969.

Suga disse que não tinha interesse na onda de protestos estudantis contra a aliança de segurança Japão-EUA e a Guerra do Vietnã que varria o país na época, ocupando-se com uma série de empregos, como o de segurança e assistente de redação de baixo escalão para pagar seus estudos. Ele arranjou tempo para os esportes, tornando-se vice-capitão do time de caratê.

Foto de arquivo mostra Yoshihide Suga quando ele era membro de um clube de caratê na Universidade de Hosei.

Alguns anos depois de se formar e ingressar em uma empresa de manutenção elétrica, Suga passou a se interessar por política e se tornou secretário de um membro da Diet, aprendendo o ofício do comércio por mais de uma década antes de concorrer com sucesso à assembléia municipal de Yokohama em 1987.

Sua chance de entrar na política nacional veio em 1996, quando o filho de um idoso membro da Câmara dos Representantes que iria assumir o eleitorado de seu pai faleceu inesperadamente, deixando uma vaga aberta para concorrer à chapa do Partido Liberal Democrata. Ele ganhou a cadeira aos 47 anos.

O passado de Suga contrasta fortemente com o de Shinzo Abe, já que Abe é descendente de uma dinastia política e foi preparado para o cargo desde muito jovem.

Os dois ficaram próximos devido à paixão que compartilhavam por garantir o retorno de japoneses sequestrados pela Coreia do Norte nas décadas de 1970 e 1980. Suga recebeu seu primeiro cargo de gabinete durante a primeira passagem de Abe no poder de 2006 a 2007. Agora, mais de 13 anos depois, Yoshihide Suga está substituindo Shinzo Abe como primeiro-ministro do Japão.

Via: Kyodo News

Dani

Formada em Pedagogia, 31 anos, apaixonada por animes, coisas fofas e quase tudo da cultura oriental.