Ivan Colecchia surpreendeu alguns falando sobre os animes e a cultura asiática estarem em crescimento entre as crianças.

Animes e cultura asiática em crescimento no entretenimento infantil

Ivan Colecchia, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da empresa de análise The Insights Family, compartilhou tendências importantes para o entretenimento infantil no próximo ano durante uma apresentação no mercado de conteúdo e coprodução infantil MipJunior. E surpreendendo alguns, os animes e a cultura asiática estão em crescimento nesse meio.

Entre os principais pontos de discussão na MipJunior, se incluíram a aquisição global de animes, o renascimento do cinema entre crianças, o aumento da popularidade da cultura asiática, como as boy bands de K-Pop, a IA, conteúdo personalizado e o aumento da renda proveniente de brinquedos relacionados a programas favoritos.

O anime se tornou o gênero número um entre crianças de 6 a 12 anos, superando a comédia, e há uma aquisição global em crescimento. Por exemplo, 12% dos adolescentes em todo o mundo leem mangá, sendo o segundo gênero mais popular na França após os quadrinhos.

Ivan Colecchia surpreendeu alguns falando sobre os animes e a cultura asiática estarem em crescimento entre as crianças.
Foto: Reprodução / Variety / Cortesia de E. Megret/Image & Co

As IA e o cinema também estão em crescimento entre as crianças

No entanto, a IA representa uma nova ameaça, já que a maioria das crianças de 13 a 18 anos é familiarizada com a IA e muitas a utilizam para criar conteúdo ou moldar música.

A IA também simplificou o dever de casa e aumentou a necessidade de simplicidade, respostas rápidas e personalização.

Além disso, o renascimento do cinema entre as crianças é notável, com um aumento de 65% no número de crianças de 10 a 15 anos que frequentam o cinema desde maio de 2021. Isso cria novas oportunidades de desenvolvimento de propriedades.

O aumento nas vendas de brinquedos é outra tendência positiva, impulsionada por filmes como Barbie, que foi sucesso de bilheteria esse ano. Filmes de sucesso também resultam em mais oportunidades de licenciamento em todo o mundo.

A preferência das crianças em assistir o Youtube

Quanto à forma de consumo, as crianças preferem o YouTube à TV linear, com 48% entre 10 e 18 anos assistindo ao YouTube, seguido pelo Netflix (28%) e TV linear (13%). De acordo com Ivan Colecchia, crianças estão passando mais de 60 minutos por dia consumindo conteúdo em dispositivos. Ainda mais nos EUA, que esse número é bem maior.

A adaptação de videogames para outras mídias continua a ter sucesso, e o conteúdo gerado pelo usuário está ganhando destaque, competindo com produções tradicionais.

Outras tendências no conteúdo incluem diversidade e inclusão, com a inclusão se tornando cada vez mais popular na mídia.

O MipJunior aconteceu entre os dias 13 e 15 de outubro em Cannes na França.

Via: Variety