Dicionário japonês redefiniu a palavra OTAKU

Em novo dicionário japonês a definição da palavra Otaku foi atualizada. Mesmo em sua nova definição, o termo ainda é considerado como uma “paixão anormal” por algo.

No começo desde mês, a Iwanami Shoten lançou a 7º edição do seu influente e popular dicionário japonês, Kojien. Com a constante evolução da linguagem em relação aos desenvolvimentos e tendências sociais, o Kojien incluiu palavras novas e definições mais elaboradas para palavras já existentes. Uma das palavras que passaram por atualização em sua definição foi o termo “OTAKU”.

No novo dicionário podemos ler:

1.Uma maneira respeitosa de se referir à casa da pessoa a quem se fala

2.Uma maneira respeitosa de se referir ao marido da pessoa a quem se fala

3.Uma maneira respeitosa de se referir à pessoa ou pessoas a quem se fala

4.(muitas vezes escrito em katakana), uma pessoa com um entusiasmo anormal sobre um assunto ou coisa específica, mas com um interesse limitado sobre outros assuntos que causa relações distantes com a sociedade mais ampla. Também comumente usado para se referir a uma pessoa excessivamente absorvida num passatempo específico.

Em sua edição anterior, a definição era ainda pior, e definia um Otaku como “uma pessoa sem inteligência”. Ainda que tenham atualizado a definição da palavra nessa nova edição, podemos ver que pouco teve evolução, já que na nova edição, os Otakus são colocados como “pessoas anormais”.

Assim como a palavra “Geek” no ocidente demorou a evoluir sua definição e por vários anos tinha uma conotação pejorativa e negativa, é possível que a palavra “Otaku” tome o mesmo rumo e um dia passe a ser um termo de orgulho e autoconsciência.

Dani

Formada em Pedagogia, 29 anos, apaixonada por animes e quase tudo da cultura oriental. Animes preferidos: Gankutsuou, SakuraCC, SakuraSou e Black Jack.