O mercado de videogames está mudando e isso pode ser muito bom para nós gamers

videogames

O mercado de jogos de videogames é bilionário, com números capazes de causar espanto e que podem ser mais expressivos que o PIB de alguns países ao redor do mundo. Só para você ter uma ideia do que estamos falando, a estimativa de que a indústria de videogames atinja o valor de mais de 90 bilhões de dólares, até 2020. E essa é apenas uma das cifras desse mercado, que está em crescimento constante, além de ser um dos que mais emprega tecnologia de ponta para o seu aperfeiçoamento.

Segundo o The European Mobile Game Market, em 2016 haviam mais de 2,5 bilhões de pessoas que jogavam videogames no mundo todo. Esse número pode ser ainda maior nos dias de hoje, e vem acompanhado de outros dados bastante interessantes, que demonstram como esses bilhões de gamers estão agindo, quais são os seus hábitos e preferências.

Uma das maiores mudanças notadas nos últimos anos, e que vem se consolidando como uma tendência mundial, é que usuários estejam cada vez mais adeptos dos sites que oferecem jogos online, como é o caso do Jogos POMU. Os números ligados ao mercado de jogos online representam uma fatia expressiva desse bolo, já que estima-se que 47% da receita como jogos em 2019 venha do mercado de jogos online.

Considerando o tamanho desse mercado, ter quase a metade dessa receita ligado aos usuários que jogam online é bastante representativo. Segundo dados de 2016, da Applause, 40% dos usuários já preferiam jogar online. E esse número provavelmente vai aumentar ainda mais, já que a indústria espera que em 2020 smartphones e tablets sejam o meio mais comum de jogar, o que colocaria os jogos online no topo definitivamente.

O Brasil ocupa, ao lado da Rússia, o quarto lugar no ranking de países com maior número de pessoas que jogam online, perdendo apenas para os Estados Unidos, a Índia e a China.

Esses dados todos são uma prova do quanto a tecnologia nos possibilitou uma mudança significativa nos hábitos, e como nos comportamos quando o assunto é nos divertir com jogos de videogame.

E hoje, 38% dos desenvolvedores de jogos de videogame já se dedicam exclusivamente a criar jogos para smartphones e tablets, segundo dados de 2018.

videogames

E também no ano de 2018 os usuários que jogavam online já eram 18 milhões e meio de pessoas ao redor do mundo. Não há como negar que essa seja uma tendência que veio para ficar, e provavelmente vai nos fazer repensar não só a maneira como jogamos, mas também como consumimos os jogos. Porque jogos por steam são bem mais vantajosos para os consumidores, e esse comportamento dos usuários é notado pela indústria, que não pode deixar de perceber números tão significativos, e já começou a se adaptar a essa nova realidade. Sinal disso foram os 7.672 jogos para steam lançados em 2017, um aumento de 61% considerando o ano de 2015.

Tudo que vimos até aqui nos dá uma amostra de que o futuro será realmente dos jogos online, que tem tudo para se tornar cada vez mais comuns entre os usuários do mundo todo, já sendo bastante expressivo aqui no nosso país.

Essa tendência que vem se consolidando desde 2011 e que apresenta seus melhores números de 2016 até agora, será em breve uma realidade para nós, e que com certeza vai nos fazer mudar alguns hábitos, já que o uso da tecnologia e do uso dos jogos na nuvem pode nos trazer muitos benefícios, como não sermos mais obrigados a comprar tantos jogos e ainda assim acesso a uma grande variedade de títulos, sendo possível jogar em vários tipos de dispositivos diferentes. Isso sem falar na possibilidade de interação com pessoas em qualquer outro lugar do planeta, o que faz com que tudo se torne ainda mais divertido e emocionante.

Dani

Formada em Pedagogia, 30 anos, apaixonada por animes e quase tudo da cultura oriental. Animes preferidos: Gankutsuou, SakuraCC, SakuraSou e Black Jack.