Novo supercomputador do Japão é o mais rápido do mundo

supercomputador

O novo supercomputador desenvolvido pelo instituto de pesquisa Riken, apoiado pelo estado do Japão, é o mais rápido do mundo em velocidade de computação, de acordo com um ranking semestral anunciado segunda-feira pelo projeto EUA-Europeu TOP500, marcando a primeira vez em nove anos que um supercomputador japonês ocupou a primeira posição.

O supercomputador, nomeado Fugaku em homenagem ao Monte Fuji também ficou em primeiro lugar em três outras categorias que mediram o desempenho em métodos computacionais para uso industrial, aplicativos de inteligência artificial e análise de big data.

supercomputador
O Fugaku tem uma velocidade de processamento até 100 vezes mais rápida que seu antecessor. Foto via: Kyodo

O supercomputador japonês, desenvolvido em conjunto com a Fujitsu Ltd. nas instalações do instituto em Kobe, forma uma base fundamental para simulações poderosas usadas em pesquisas científicas e no desenvolvimento de tecnologias industriais e militares.

Conseguimos nos destacar em todas as principais especificações dos supercomputadores e demonstrar que é o melhor desempenho do mundo. Esperamos que ajude a resolver problemas sociais difíceis, como a luta contra o novo coronavírus“.

disse Satoshi Matsuoka, diretor do centro de ciência da computação do Instituto.

O supercomputador Fugaku foi escolhido como o número 1 do mundo em junho de 2020, depois de realizar mais de 415 quatrilhões de cálculos por segundo, cerca de 2,8 vezes mais rápido que o sistema Summit desenvolvido pelo US Oak Ridge National Laboratory, que garantiu o primeiro lugar no último ranking feito em novembro de 2019.

De acordo com Riken, essa é a primeira vez que um supercomputador lidera o ranking em todas as quatro categorias analisadas.

Fonte: Kyodo News

Dani

Formada em Pedagogia, 31 anos, apaixonada por animes, coisas fofas e quase tudo da cultura oriental.