Record TV exibe matéria acusando Death Note de ser violento para crianças e adolescentes

O programa jornalístico da Record TV, Domingo Espetacular, exibiu no último domingo (17) uma reportagem fazendo fortes criticas e acusações gratuitas ao anime Death Note. A reportagem definiu a obra como um ”perigo para crianças e adolescentes” devido à sua violência. Além de Death Note, foram mostrados trechos de outros animes como Tokyo Ghoul e Shingeki no Kyojin (Attack on Titan).

A reportagem também fez criticas à comercialização dos produtos relacionados ao anime, dando o exemplo de uma garota de 12 anos que conheceu uma amiga que havia revelado para ela que possui um Death Note. O psicoterapeuta Leo Fraiman, um dos entrevistados da matéria, definiu a indústria da animação japonesa como aquela que ”lucra bilhões com o estado mental das pessoas”, e também disse que este tipo de conteúdo não é recomendado nem para adultos. Outros entrevistados criticaram a falta de restrição na circulação destes produtos.

Ainda segundo a reportagem, Death Note também inspirou uma série de casos polêmicos ao redor do mundo, sendo inclusive banido na China e na Rússia. Após a transmissão, Death Note foi um dos assuntos mais comentados no Twitter, e o Domingo Espetacular recebeu muitas criticas pela forma como abordou o anime em sua reportagem. Outros acusaram a Record TV de ser hipócrita, pois transmite programas diários que falam sobre crimes violentos.

Record TV exibe reportagem acusando Death Note de ser violento para crianças e adolescentes

Baseado no mangá criado por Tsugumi Ohba (Bakuman, Platinum End) com ilustrações de Takeshi Obata (Hikaru no Go, All You Need Is Kill), o anime Death Note estreou no Japão em 2006 até 2007, com um total de 37 episódios produzidos pelo estúdio Madhouse (One Punch Man, Hunter x Hunter) e dirigidos por Tetsurou Araki (Shingeki no Kyojin, Guilty Crown). A obra original também teve spin-offs e adaptações em formato de live-action, incluindo um produzido pela Netflix que não foi bem aceito pelos fãs. Já o anime está disponível por streaming pela Netflix, Crunchyroll e Funimation.

Sinopse de Death Note

A história é centrado em Light Yagami, um jovem estudante que um dia encontra um Death Note, um caderno sobrenatural que pertence a um Shinigami e que pode causar a morte de qualquer pessoa cujo nome esteja escrito nele. Com este caderno, Light decide limpar o mundo dos criminosos e dar á sociedade um mundo livre do mal, mas começa a ser perseguido pelas autoridades e por um detetive chamado L.

Fonte: Twitter oficial do Domingo Espetacular