Rosa de Versalhes

Rosa de Versalhes terá exposição em São Paulo

A Fundação Japão em São Paulo revelou que o mangá/anime Rosa de Versalhes (Versailles no Bara) terá uma exposição no Museu da Imigração Japonesa em São Paulo, capital. O evento comemora os 50 anos da série.

No local, terá a exibição de painéis, objetos e também mostrar a influência do mangá/anime na moda, no comportamento e na cultura contemporânea.

A exibição acontece de 15 a 23 de outubro de 2022, no 8º andar do prédio localizado na Rua São Joaquim, 381.

Também foi anunciado, que nos dias 16 de outubro (domingo) e 19 de outubro (quarta), às 15h, a japanóloga Cristiane A. Sato fará uma palestra, intitulada “Berubara Boom”, no mesmo local. E no dia 23 de outubro haverá um desfile de moda gothic & lolita no 9º andar do prédio.

Rosa de Versalhes terá exposição em São Paulo

Rosa de Versalhes (Versailles no Bara) começou a ser publicado em maio de 1972 na revista Margaret da Shueisha e foi suspenso em dezembro de 1973. Mais tarde, foi relançado entre abril de 2013 e fevereiro de 2018, com um total de 14 volumes compilados. No Brasil foi lançado em 2019 pela JBC com um total de 5 volumes, custando por volta de 30 reais cada um.

O mangá de Riyoko Ikeda inspirou uma adaptação para série anime produzida pelos estúdios TMS Entertainment e foi exibida no Japão entre outubro de 1979 a setembro de 1980, com um total de 40 episódios.

Recentemente, um filme anime baseado no mangá, foi anunciado e a primeira imagem promocional já foi divulgada com o slogan “Eles viveram intensamente, lindamente…“.

Rosa de Versalhes
Sinopse de Rosa de Versalhes (Versailles no Bara)

Na esperança de unir os seus países numa aliança, a imperatriz da Áustria organiza o casamento da sua filha, a adorável, mas mimada Maria Antonieta, com o príncipe herdeiro da França, Luís XVI. Chegando a Versalhes, a princesa austríaca conhece Óscar François de Jarjayes, capitão da guarda real, um jovem aparentemente elegante, mas para surpresa de Antoinette, ele na verdade é uma mulher.
A filha mais nova de uma família nobre sem herdeiro masculino, Oscar foi criado como um menino para continuar o legado militar da família. Sufocada pelas rígidas regras associadas à sua nova posição e ansiando por companhia, Antoinette imediatamente gosta dessa jovem intrigante e não perde tempo em fazer amizade com ela. No entanto, como a nova rainha infantil abusa totalmente do seu poder, Oscar vê-se dividido entre manter a sua lealdade à família real e lidar com crescentes preocupações com a pobreza das pessoas comuns.