Netflix anuncia investimento bilionário em produções coreanas

Netflix anuncia investimento bilionário em produções coreanas

A Netflix, uma empresa de streaming líder em escala mundial, declarou oficialmente que investirá US$ 2,5 bilhões (cerca de 5,6 bilhões de reais) nos próximos quatro anos para a produção de filmes, dramas e programas de televisão na Coreia do Sul.

De acordo com a companhia, esse montante representa o dobro do valor investido desde 2016 no país. A garantia foi dada por Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, durante uma reunião em Washington DC com o presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol.

Em comunicado, Sarandos disse:

Tomamos essa decisão porque temos muita confiança de que a indústria criativa coreana continuará a contar grandes histórias. Também fomos inspirados pelo amor e forte apoio do presidente à indústria de entretenimento coreana e alimentando a onda coreana. Gostaria de agradecer pessoalmente ao presidente por sua gentil carta de resposta.

É incrível que o amor pelos programas coreanos tenha levado a um maior interesse pela Coreia, graças às histórias convincentes dos criadores coreanos. Suas histórias estão agora no centro da tendência cultural global

Netflix anuncia investimento bilionário em produções coreanas
Yoon Suk Yeol, atual presidente da Coreia do Sul, ao lado de Ted Sarandos, co-CEO da Netflix. – Imagem: Yonhap/Reprodução

A Netflix tem conquistado sucesso com suas produções coreanas, tanto localmente quanto internacionalmente, com séries dramáticas como “Round 6 (Squid Game)” e “A Lição (The Glory)“, e reality shows como “A Batalha dos 100 (Physical 100)”. Sua lista de conteúdo coreano ajudou a consolidar sua posição como líder no mercado e também contribuiu para a disseminação da “onda coreana” em outras partes do mundo.

Além da Netflix, outros players globais, como Disney+ e Apple TV+, também estão investindo em listas expandidas de programas coreanos para melhorar sua competitividade. As operadoras de streaming coreanas, como Tving e Wavve, também estão buscando aumentar sua participação na “onda coreana“, tanto em casa quanto no exterior.

Diante da crescente demanda por conteúdo, as produtoras coreanas também estão expandindo suas operações. A CJ ENM, por exemplo, lançou uma terceira subsidiária de produção, enquanto a JTBC Studios se relançou como Studio Lululala para expandir ainda mais o conteúdo coreano no mundo.

Sobre a decisão do aumento de investimentos no conteúdo coreano, Ted Sarandos, concluiu:

Não tenho dúvidas de que nosso investimento fortalecerá nossa parceria de longo prazo com a Coreia do Sul e o seu ecossistema criativo.”

O compromisso da Netflix em produzir mais conteúdo coreano só mostra a crescente importância da indústria do entretenimento coreano no cenário global. Com o investimento da Netflix e de outros players globais, é provável que a indústria do entretenimento coreano continue a crescer e influenciar a cultura popular em todo o mundo.

Fonte: Variety