A importância da Sakura no Japão e o porque elas sempre aparecem nos animes

Sakura

Não é segredo que o Japão é obcecado por flores de cerejeira, que são mais conhecidas pelo nome japonês de “Sakura“(桜 / 櫻 ou さくら). Sakura são tão populares que se tornaram um símbolo da primavera japonesa. Você pode até ver as flores de cerejeira florescendo em outros lugares do mundo na primavera, mas lugar nenhum se compara a atenção e comemoração que sua terra natal, o Japão, da à sua chegada. Todos os anos, milhares de japoneses saem para ver a Sakura e milhares de turistas viajam para o Japão apenas com o objetivo de apreciar a queridinha da primavera.

Mas por que será que o Japão ama tanto a flor de cerejeira?

Na cultura japonesa, sakura tem um significado muito mais profundo do que costumamos ver. Elas costumam florescer no Japão na primavera, mas florescem em momentos diferentes em todo o país. Em Tóquio, a estação principal das flores de cerejeira ocorre no final de março e no início de abril, dependendo da temperatura. Saber quando a Sakura florescerá é tão importante que o Japão divulga muitas “previsões da sakura” a cada ano, estimando as principais datas de floração em todo o país.

Sakura

Você já ouviu a palavra japonesa “Hanami”? A palavra não possui uma tradução direta para o português, mas basicamente significa “ver as flores“. Hanami é uma espécie de festividade realmente significativa na vida social japonesa durante a primavera. É quando as pessoas se reúnem com seus amigos e familiares em qualquer lugar que a Sakura esteja florescendo para fazer um piquenique, beber, tocar músicas e muito mais debaixo das árvores.

Em Tóquio, Osaka, Nagoya e outras cidades, os parques ficam completamente cheios de pessoas nos fins de semana, passando um tempo juntos sob as árvores floridas de Sakura. Em geral, também existem festivais organizados em torno dos melhores locais de exibição, vendendo comida, doces e bebidas para os participantes do Hanami. E claro, que tudo isso que é vendido durante essas festividades tem o tema de Sakura!

Sakura

A flor de cerejeira fica pouco tempo florida, por isso considerá-se que elas representem a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.

Os samurais, guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores de Sakura. Desde aqueles tempos, a flor de cerejeira passou a estar associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido.

Agora que você já sabe um pouco sobre a história por trás da Sakura, da pra entender o porque ela é tão celebrada e como é que se tornou um símbolo do Japão (e por que são tão comuns em anime).

Por que a Sakura aparece tanto nos animes?

Assim como falamos acima, a Sakura é uma parte muito importante da vida japonesa em todo o país a cada primavera. A Sakura também floresce convenientemente ao mesmo tempo em que o ano fiscal, o ano de trabalho e o ano escolar mudam – que é abril para a maioria das empresas e escolas no Japão. Então a flor de cerejeira não é apenas um sinal de primavera chegando, já que elas florescem antes que as árvores recuperem suas folhas, elas também são um sinal de mudança. O inverno está terminando, o clima quente está chegando, as árvores estão voltando e todos estão começando um novo ano no trabalho ou na escola. Sakura representa mudança e novos começos, literal e simbolicamente.

Muitos animes aproveitam isso usando Sakura nos episódios finais ou nos primeiros episódios para ilustrar essa mudança. Como quando um grupo de amigos está começando ou terminando um ano letivo juntos, empolgados com o que está por vir ou relembrando o que já passou, há árvores de Sakura ao fundo. Às vezes há até pétalas caindo ao seu redor (o que é bastante comum durante a estação de Sakura, se houver vento na vida real também!). Diferentemente do Brasil e de muitos outros lugares do mundo, o ano letivo termina e começa em março / abril, então é muito comum que estudantes reais se formem com a Sakura florescendo.

Agora que você sabe um pouco sobre o significado da Sakura no Japão e passou a entender melhor sobre o calendário escolar japonês, você provavelmente passará a notar ainda mais as cenas de animes que são repletas de Sakura ao vento ou Sakura ao fundo. Sabendo disso, fica muito mais fácil entender o momento atual da história que você esta assistindo.


Veja também:

Dani

Formada em Pedagogia, 31 anos, apaixonada por animes, coisas fofas e quase tudo da cultura oriental.