Empresas de mídia do Japão adotam o fenômeno Webtoon da Coreia

Empresas de mídia do Japão adotam o fenômeno Webtoon da Coreia

Lançado pela primeira vez na Coréia, em 2004, pela NAVER WEBTOON, os webtoons – quadrinhos lidos em smartphones e outros dispositivos – se tornaram um fenômeno mundial, consumido em mais de 100 países. Isso inclui o Japão, onde os webtoons – publicados em cores e formato de rolagem vertical fácil de ler – desafiaram a supremacia dos mangás japoneses, que são tradicionalmente impressos em preto e branco e layouts que, para os não familiarizados, pode parecer um tanto difícil.

Em um evento do TIFFCOM, que aconteceu na última quinta-feira (27), Kim Sinbae, CEO da Line Digital Frontier – subsidiária da NAVER WEBTOON – e Tamaki Teraya, diretor do Departamento Tatesc-Comic da empresa japonesa de mídia, Kadokawa, discutiram como estão construindo seus negócios de webtoon para os japoneses e além.

Para a Kadokawa, considerada uma editora de mangás tradicionais, mudar para os webtoons representa uma chance não apenas de encontrar novos públicos e fluxos de receita, mas também de descobrir, por meio de concursos administrados pela empresa, novos talentos entre os milhares de criadores amadores de webtoons.

Acabamos de realizar nosso segundo concurso para recém-chegados

Uma coisa interessante que descobrimos desta vez é que um grande número de competidores é do exterior. Além disso, sorteamos muito mais inscrições.

disse Tamaki

Desde que a Kadokawa lançou seu Departamento Tatesc-Comic em janeiro de 2021, Tamaki e seus colegas não apenas recrutaram funcionários e formaram laços cooperativos com estúdios de webtoon, mas também publicaram 38 quadrinhos originais até o final de agosto de 2022, converteram 60 do legado IP da Kadokawa em scrolling comics e começou a vender o seu IP através de seis lojas online. Os quadrinhos estão em uma ampla gama de gêneros, do terror ao romance, visando o publico feminino e masculino.

Mas, como Kim observou, os webtoons também são um meio democrático no qual “qualquer um pode publicar por conta própria e obter rapidamente feedback dos leitores”. E os criadores podem aumentar seu público sem que os gatekeepers (controle de acesso) tradicionais tirem as receitas.

Então, qual é o papel de uma editora antiga como a Kadokawa neste cenário de mídia em rápida mudança e livre para todos?

Por um lado, podemos facilitar a comunicação entre o criador e o usuário

Os criadores de conteúdo querem promover seu trabalho, mas isso pode exigir muito tempo e energia. Em muitos casos, é aí que editores e editoras podem desempenhar um papel.

Os editores também servem como primeiros leitores,
É claro que eles julgam se uma obra é interessante ou não, mas também pesam o impacto social e o risco de trazê-la para o mundo.

disse Tamaki.

Embora reconhecendo que os editores profissionais têm um papel a desempenhar, Kim comentou que, como um grande operador de plataforma webtoon, a Line Digital Frontier tem uma função semelhante ao YouTube ou Instagram: dar a todos, profissionais ou amadores, um local para expressar sua criatividade.

Ao oferecer a muitos criadores chances de expressar seus pontos fortes em webtoons, que podem ser interessantes mesmo que não sejam perfeitos, estamos tornando o mercado de mangás mais diversificado.

concluiu Kim Sinbae

Via: Variety