Kawaii – Origem e significado da palavra

A palavra kawaii (可愛い) é um adjetivo da língua japonesa que significa lindo, fofo, adorável, bonitinho ou coisas do tipo. Esse termo é muito usado para fazer elogio de algo ou alguém.

Essa palavra ficou conhecida internacionalmente por conta dos animes e do grande crescimento da cultura pop japonesa fora do Japão. Fãs da cultura oriental acabaram sendo adeptos do uso dessa palavra para fazer referência a pessoas, pelúcias, animais e tudo que é considerado bonito e fofo.

A palavra Kawaii também é usada para se referir a pessoas inocentes, tímidas e até mesmo pessoas com comportamentos infantilizados. Seu uso também é associado à maneira de se vestir das jovens japonesas, caracterizadas de princesas com estilo romântico, lolitas, etc. Não é comum usar esse termo para referir-se aos homens.

A origem do termo Kawaii

O termo Kawaii apareceu na língua japonesa por volta de 1970, para denominar um estilo de escrita muito usada pelos colegiais adolescentes na época. A escrita burikko-ji e maru-ji se tornaram populares e era semelhante ao estilo de escrever das crianças. Desenhavam figuras redondas, rostos felizes e outros tipos de desenhos entre as palavras. Essa forma de escrita foi muito usada nos anos 80 por mais de 50% dos jovens japoneses e foi perdendo a força ao longo do tempo.

Com o crescimento da economia japonesa e a comercialização de produtos relacionados à mascotes e personagens de animes e mangás, o termo tomou proporções maiores e passou a ser usado para denominar tudo relacionado a coisas fofas. Um grande exemplo de personagens considerados kawaii são Hello Kitty, Pikachu, Rilakkuma, entre outros.

No Japão, o estilo Kawaii é tão popular que grandes empresas e órgãos públicos têm em seus mascotes e logos o estilo representado, dando muita originalidade e personalidade a imagem das empresas e instituições.

Veja abaixo algumas imagens consideradas Kawaii:

Kawaii GQCA1

Kawaii GQCA2

Kawaii GQCA3

Kawaii GQCA4

Kawaii GQCA5


Veja também:

Dani

Formada em Pedagogia, 29 anos, apaixonada por animes e quase tudo da cultura oriental. Animes preferidos: Gankutsuou, SakuraCC, SakuraSou e Black Jack.