O renomado diretor Guillermo del Toro expressou seu profundo apreço por Hayao Miyazaki e as incríveis obras no Studio Ghibli.

Presidente do Studio Ghibli, Hoshino Koji, renuncia e Toshio Suzuki retoma o cargo

Nesta terça-feira, Hoshino Koji, o presidente da renomada empresa japonesa de animação Studio Ghibli, anunciou publicamente seu plano de se aposentar. Ele será substituído pelo co-fundador da empresa, Toshio Suzuki.

A mudança ocorre em um momento em que a empresa está prestes a lançar o último filme de Hayao Miyazaki, intitulado “How Do You Live?” em julho de 2023, e enfrenta um escândalo executivo.

Apesar das alegações da mídia sobre Suzuki, o estúdio negou que a renúncia de Hoshino tenha qualquer relação com o recente redemoinho de controvérsias.

O Studio Ghibli divulgou uma carta de renúncia de Hoshino, que já parecia estar desatualizada há vários dias. Veja abaixo:

Eu, Koji Hoshino, renunciarei ao cargo de diretor do Studio Ghibli e deixarei o Ghibli na conclusão da Assembleia Geral Anual de acionistas em junho e deixarei meu cargo de presidente do Studio Ghibli no final de março, mas continuarei atuando como diretor representante até a assembleia geral de acionistas.

Desde que assumi meu cargo atual em fevereiro de 2008, tenho me esforçado para administrar o estúdio por 15 anos. Com a conclusão do filme ‘How Do You Live?’, decidi que este era o melhor momento para deixar Ghibli. Vou confiar a futura gestão ao meu sucessor na esperança de que ele lidere um novo Ghibli. Em uma nota pessoal, farei 67 anos em maio. Pretendo enfrentar desafios em novos campos no futuro, fazendo uso da minha experiência e conexões pessoais

De acordo com a carta de Hoshino publicada no site do estúdio, Suzuki agora reassumiu e se tornou presidente da empresa.

Via: Variety