Espaço fujoshi : afinal, o que é yaoi?

Começando a abordar o tema, porque não uma pequena explicação para quem ainda não conhece esse termo? Então, se você é novo nesse mundo maravilhoso ou caiu aqui no site de para quedas, uma pequena introdução:
“Yaoi” é o termo geralmente usado pelos ocidentais para designar mangás e animes com temática boys love, ou seja, um romance homossexual entre homens. Segundo custa, esse nome deriva da frase “ yama nashi, ochi nashi, imi nashi”, que é traduzido para o português como “Sem clímax, sem resolução, sem significado”, ou como “Sem pico, sem ponto, sem problema.”

O yaoi, ao contrario do que muitos podem pensar, tem como alvo o publico feminino. Sim, mulheres, inclusive, por seu alto teor de idealização- é difícil achar obras que fujam a certos clichês- muitos gays não conseguem se identificar. Embora, é claro, tenha outros que gostam. Isso vai muito de cada um também.

Sweet.Pool.600.1713373

O gênero surgiu através de doujishins feitos de animes conhecidos, na década de 70 mais ou menos, e com o tempo, foi ganhando cada vez mais espaço, foram surgindo as revistas voltadas apenas para esse tipo de historias e foi conquistando mais e mais publico, até se torna a verdadeira febre que é hoje em dia.

Aliais, o poder de comprar do publico “ fujoshi” está bem evidenciado nos sucesso recentes de obras como Kuroko no basket e Free, que são verdadeiros paraísos para nós, com amplas possibilidades de fanfics e doujishins, e que, mesmo não sendo realmente historias yaois, conquistaram esse publico e devem esse sucesso a ele.

Kuroko.no.Basket.600.1710672

Bem, os japoneses costumam se referir como “boys love” todo tipo de mangá que envolva uma relação entre homens, mas aqui no ocidente temos bastante generalizados as seguintes divisões:

Kagerou.Project.600.1722712

Shounen-ai

O Shounen-ai é o tipo mais levinho, aquele que muitas vezes fica apenas na insinuação, todo bem subentendido, às vezes nem chegar a ter cenas de fato, e se tem, são cenas bem leves, como beijos, abraçados, ou carinhos bem inocentes. Sem cenas de nudez, ou algo mais de natureza sexual…É o tipo de historia fofa e romântica na maioria das vezes. Um bom exemplo de shounen-ai super recomendado é o anime N.06.

Kuroko.no.Basket.600.1720940

Yaoi

O yaoi seria um pouco mais forte que o Shounen-ai. Com cenas realmente desenvolvidas de romance, sexo provavelmente, sem censura sobre cenas pervertidas, beijos calientes e definição do casal, ou seja, nada de insinuação, as coisas realmente acontecem. Um bom exemplo de anime yaoi seria Junjou romântica.

Kuroko.no.Basket.600.1721467

Lemon

Por fim, o lemon é um termo menos usado, mas seria então algo mais pesado, totalmente explicito, sem nenhuma censura com cenas fortes, muitas vezes, aqueles mangás que nem historia tem, já vão passando direto para a sacanagem…ah, isso também pode envolver vários graus de sadomasoquismo…Um bom exemplo de anime assim seria sensitive pornograph, quem já viu sabe bem como as cenas não possuem censura nenhuma…

Mas atualmente, os três termos estão em desuso e há uma clara inclinação em se dizer apenas yaoi mesmo, englobando todas as formas aqui colocadas.

0514

Isso foi apenas uma pequena introdução ao mundo do yaoi. Espero que tenham gostado, e fiquem de olho, todo sábado eu estarei aqui falando um pouco mais sobre o tema, e teremos muito mais daqui pra frente.

Naiara

23 anos, estudante de direito, apaixonada por mangás, animes, livros e filmes. Fujoshi mais que assumida. Ainda esperando sua carta de hogwarts chegar