10 Personagens de Anime que foram baseados em pessoas reais

Personagens de anime real

Ao criar um mangá ou anime, o autor viaja em sua própria imaginação para que a história e os personagens se tornem o que são. Mas em alguns momentos a imaginação da uma travada, e os autores acabam se baseando em fatos e pessoas reais para que sua história possa ser contada.

Nesse artigo vamos listar apenas alguns desses casos, pois acreditamos que existam muitos outros não divulgados abertamente. Veja abaixo 10 personagens de anime que foram baseados em pessoas reais:

Al Capone – Capone Bege

One Piece é um dos que mais tem referências à pessoas reais. É de se entender, afinal uma história tão longa e bem contada, é um pouco óbvio que em algum momento a criatividade de Eiichiro Oda acaba falhando e ele precise se inspirar em pessoas reais. Muitos dos personagens que ele cria são baseados em pessoas icônicas de HQs, filmes, séries, e vários outros lugares, e o mafioso mais temido de todos os tempos, Al Capone, foi um dos que inspiraram Oda e acabou entrando na história do anime.

Mick Foley – Spandam

Como eu disse aí em cima, One Piece é uma das séries anime com mais referências a pessoas da vida real. E temos aqui um icônico lutador de WWE. Não há dúvidas nessa referência, já que são praticamente idênticos, basta olha a foto do lutador Mick Foley para perceber a semelhança com o personagem Spadam.

Bruce Lee – Rock Lee

Mesmo sendo chinês, Bruce Lee foi a grande inspiração para Masashi Kishimoto ter criado Rock Lee no anime Naruto. Apesar de não ter habilidade com poderes que necessitam de chakra, Rock Lee é incrivelmente poderoso apenas com suas habilidades físicas e combates corpo a corpo, assim como Bruce Lee.

Brock Lesnar – Titã Encouraçado

Temos mais um personagem inspirado em um lutador de WWE. Apesar de ser uma luta exagerada e encenada, esses lutadores tem grande prestígio entre seus seguidores. Brock Lesnar foi a inspiração de Hajime Isayama ao criar o Titã Encouraçado do anime Shingeki no Kyojin (Attack on Titan).

Gensai kawakami – Himura Kenshin e Kawakami Bansai

O temível samurai assassino que era extremamente habilidoso com a espada é inspiração para muitos autores de animes e mangás. Dois animes muitos conhecidos que usou a história desse Samurai como inspiração foi Gintama e Samurai X. Mesmo com a enorme semelhança da personalidade dos personagens com o samurai Gensai kawakami, o que mais seguiu a história original dele foi o anime Samurai X. Alias, Samurai X tem vários personagens que foram baseados em pessoas reais que fazem parte da história do Japão, como Jin-E e Makoto Shishio (ambos inspirados em Kamo Seriwaza) e Soujirou Seta (inspirado em Soujirou Okita).

Pam Grier – Coffee

Temos personagens femininas nessa lista também. No caso, a personagem Coffee do anime Cowboy Bebop foi totalmente baseada na atriz Pam Grier. No filme em que ela aparece como enfermeira, ela fica cansada das drogas na sociedade e decide fazer justiça com as próprias mãos, caçando integrantes do tráfico usando seu disfarce de prostituta.

Jiro Horikoshi – Jiro Horikoshi

Pelo nome idêntico dá pra notar que o personagem do filme anime Vidas ao Vento não foi apenas inspirado, mas sim totalmente “copiado” para contar uma biografia fictícia do projetista do caça Mitsubishi A5M e o seu sucessor, usados pelo Japão na II guerra mundial. Lembrando que a maior parte da história foi inventada, mas não infringe a história real.

Anne Bonny – Jewelry Bonney

Mais uma vez One Piece entrou na lista, já que a personagem Jewelry Bonny é totalmente inspirada em uma das duas piratas mulheres mais famosas do Caribe. Sendo de origem holandesa seu pai saiu da Irlanda rumo à Carolina do sul nos EUA e fez uma grande riqueza, mas por azar do destino foi expulsa de casa e após vários acontecimentos, desnecessários de se citar, ela resolver tornar-se pirata.

Whitney Hagas Matsumoto – George Clooney

O personagem Whitney Hagas Matsumoto do anime Cowboy Bebop é uma referência “descarada” ao ator George Clooney em relação à aparência. Não há muito o que falar do personagem, apenas sobre a semelhança de aparência. Será que se parecem mesmo?

Ichiyo Higuchi – Ichiyo Higuchi

Ichiyo Higuchi era o pseudônimo de Natsu Higuchi e foi uma das primeiras escritoras femininas importantes a aparecer no período meji. Ela foi retratada no anime Bungou Stray Dogs, mas no caso, a personagem Ichiyo Higuchi não segue a história original da escritora Ichiyo Higuchi.

A lista termina aqui, mas é possível que muitos outros personagens sejam baseados em pessoas reais, assim como tem muitos animes também baseados em histórias reais, mas não da pra listarmos todos aqui em uma única lista. Se você souber de algum personagem que tenha sido baseado ou inspirado em uma pessoa real, comenta aí pra gente, quem sabe não entre em uma próxima lista.


Veja também:

Dani

Formada em Pedagogia, 30 anos, apaixonada por animes e quase tudo da cultura oriental. Animes preferidos: Gankutsuou, SakuraCC, SakuraSou e Black Jack.