16 leis estranhas do Japão

É comum em alguns países existirem leis antigas, em que certa época funcionava ou eram necessárias, mas que agora tornaram-se irrelevantes ou até estranhas. No caso das leis do Japão, não é diferente.

Por já possuírem uma cultura muito diferente da nossa, é comum acharmos algumas regras, leis e restrições dos japoneses bem estranhas, mas em alguns casos, as regras são tão arcaicas que chegam a serem bizarras até para eles mesmos.

Separamos aqui uma lista com 16 leis estranhas do Japão:

1- Multa por explosivos

Se você estiver no Japão e suspeitar de algum objeto ou item suspeito e não reportar para a polícia, você pode receber uma multa de 100 a 10.000 ienes.


2- É proibido jogar dinheiro

No Japão existe uma lei que proíbe jogar ou danificar o dinheiro. Se o fizer, você terá que enfrentar um ano de prisão e uma multa de 200.000 ienes.


3- Pomada Vick

Entre as leis estranhas, essa é uma das principais. No Japão, existe uma lei que proíbe todos medicamentos que possuem um composto chamado pseudoefedrina (comuns em antialérgicos). Esse ingrediente era encontrado na pomada Vick Vaporubi até certo tempo, pois a fórmula ajudava a desentupir o nariz.


4- É proibido fabricar bebidas alcoólicas

No Japão, a lei proíbe que você fabrique suas bebidas alcoólicas em casa. Caso contrario, você poderá ser condenado a 5 anos de prisão e multa.


5- Divórcio

As mulheres que se divorciarem devem esperar seis meses para casar novamente. Se a mulher estiver grávida ou tiver um filho nesse período, a criança é legalmente considerada filha do seu ex-marido.


6- Vida alienígena

A lei no Japão exige que se você souber da existência de alguma vida alienígena, deve imediatamente reportar para a Secretaria Geral das Nações Unidas.


7- Dança em ambientes grandes

No Japão, só é permitido dançar em estabelecimentos com área maior que 66 metros quadrados. Para abrir boates ou danceterias, é necessário receber uma licença específica que autoriza pessoas a dançarem lá.


8- Proibido pescar Baiacu

Para se pescar o peixe Baiacu é necessário ter um licença específica comprovando seu conhecimento sobre variedades de peixes e como trata-los, isso porque, se preparado de forma errada, o Baiacu é mortal para o ser humano.


9- Duelo

Se um cidadão japonês morrer em duelo, as empresas de seguro pagarão os valores para a próxima geração. Mesmo não existindo mais duelos e embates no Japão, a lei ainda existe.


10- Casamento errado

Por lei, um casamento pode ser anulado se você provar que casou com a pessoa errada. Isso era muito comum na época dos casamentos arranjados.


11- Mulheres são obrigadas a usarem sutiã

As mulher no Japão são obrigadas a usar sutiã em lugares fechados que tenham ar concionado. Essa lei foi aprovada para evitar casos de assédio no trabalho.


12- Bêbado de bicicleta

No Japão, se você for pego bêbado andando de bicicleta será multado em 1 milhão de ienes e ficará 5 anos preso.


13- Viagem para Antárctica

Viajar para Antárctica sem avisar ninguém poderá resultar em uma multa de 500.000 ienes.


14- Cuspir no chão

No Japão, cuspir no chão é proibido e pode resultar em uma multa de 1.000 a 100.000 ienes.


15- Proibido participar de guerras

O artigo 9º da Constituição do Japão estabelece que, no que diz respeito à aspiração à paz internacional, o país se recusa a participar de guerras.


16- Proibido clonar seres humanos

É proibido por lei no Japão clonar seres humanos, caso você tenha a ideia maluca e coloca-la em prática, você poderá pegar 10 anos de cadeia e pagar uma multa de 10 milhões de ienes.


A cultura é diferente, por isso, existem leis diferentes, ainda sim, muitas são bem estranhas né? Você já conhecia alguma dessas leis estranhas do Japão? Deixe seu comentário.

Dani

Formada em Pedagogia, 30 anos, apaixonada por animes e quase tudo da cultura oriental. Animes preferidos: Gankutsuou, SakuraCC, SakuraSou e Black Jack.