Attack On Titan

Attack on Titan – Mangá chegou ao fim no Japão

Quase doze anos após sua primeira publicação nas páginas da Bessatsu Shonen Magazine, o mangá Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) foi finalizado no Japão. O último capítulo de número 139 foi publicado nesta quinta-feira (8) e finalizou a história de Eren, Mikasa e Armin, lançada mensalmente desde setembro de 2009.

O mangá terá um total de 34 volumes encadernados e o último volume está previsto para ser lançado em junho de 2021.

Attack on Titan (Shingeki no Kyojin)

Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) é o único trabalho do mangaká Hajime Isayama, e é hoje o item mais vendido na Amazon Japan na categoria “revistas de mangá”. O autor chegou a ter um piloto do mangá rejeitado pela Shueisha, mas foi aceito pelos editores da Kodansha, onde a obra é atualmente serializada. No Brasil, o mangá é licenciado e publicado pela editora Panini Comics desde novembro de 2013.

O mangá de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) inspirou vários spinoffs mangá, várias novels, um filme dividido em duas partes, uma série live-action spinoff e um OVA. Dois dos spinoffs mangá Attack on Titan: No Regrets (Shingeki no Kyojin Gaiden: Kuinaki Sentaku) e Attack on Titan: Junior High receberam adaptações para anime.

A série fez sucesso aos poucos e tomou uma proporção maior após o lançamento de sua adaptação anime pelo WIT Studio.

O anime teve sua primeira temporada exibida na primavera japonesa de 2013 com um total de 25 episódios e recebeu um filme compilatório de duas partes que estreou em novembro de 2014 e junho de 2015. A segunda temporada começou a ser exibida no dia 1 de abril com um total de 12 episódios e a terceira temporada estreou em julho de 2018 e teve 22 episódios ao todo. Já a 4º e última temporada pelo estúdio MAPPA estreou dia 7 de dezembro de 2020 e foi dividida em 2 partes (2 cours), sendo que a 2º parte irá estrear no final de 2021.

No Brasil, o anime foi exibido pela Crunchyroll, e mais recentemente a 4ª temporada foi lançada também pela Funimation (que inclusive dublou os episódios). As primeiras temporadas tiveram exibição na TV aberta através do canal Loading, com todos os episódios dublados.