Kyoto Animation

Relatório diz que a Kyoto Animation construirá memorial no local do ataque incendiário

O próximo mês marcará três anos desde o ataque incendiário à Kyoto Animation no estúdio 1, que resultou na morte de 36 vítimas. Embora a própria empresa já tenha retomado as operações normalmente, três anos não foi tempo suficiente para o processo de cura emocional necessária para se recuperar de um dos maiores assassinatos em massa da história japonesa moderna.

Em dezembro passado, a Kyoto Animation realizou uma reunião com as famílias das vítimas para discutir a possibilidade de um monumento no local, e as conversas continuaram por muitos meses seguintes. De acordo com a fonte não identificada do site Mainichi, a maioria das opiniões dos familiares eram a favor da construção de um memorial no local, e um comitê foi formado composto por quatro membros da família, cinco executivos da Kyoto Animation e oito outros funcionários do estúdio de animação. O comitê realizará reuniões regulares para discutir o projeto do memorial, bem como o momento de sua instalação.

A própria Kyoto Animation ainda não fez nenhum anúncio oficial sobre o projeto, mas entre os motivos alegados pelas famílias que desejam um memorial, está a intenção de “evitar que o incidente desapareça da memória das pessoas” e também o desejo de “querer um lugar para fazer orações”.

No entanto, os moradores do bairro ao redor não concordaram com a ideia de um memorial no local. Apesar de produzir anime da mais alta qualidade, o estúdio 1 da Kyoto Animation não estava localizado na área central de Kyoto, mas em um bairro residencial tranquilo no distrito de Fushimi da cidade, com casas unifamiliares localizadas do outro lado da rua onde o estúdio se encontrava.

Dado o alto perfil do incidente e o amor dos fãs pela Kyoto Animation em todo o mundo, muitos na vizinhança expressaram preocupação com o número de pessoas que provavelmente serão atraídas para o local que provavelmente se tornará um espaço de peregrinação e visitação tão perto de suas casas.

Não importa o quão respeitosas sejam as intenções dos visitantes, o bairro não foi projetado com essas multidões em mente, e a associação de moradores locais já havia enviado um pedido por escrito à Kyoto Animation pedindo que a empresa não construísse um memorial no local.

Muito ainda deve ser discutido para a decisão final, apesar da ótima ideia de tornar o local do incêndio um lindo memorial as vítimas, é de se considerar a preocupação das famílias que moram ao redor.

Fonte: Yahoo! Japan News Via: SoraNews24