[Vídeo] Imperador abdica do trono e começa uma nova era no Japão

Imperador do Japão

A posição de Imperador do Japão é um cargo simbólico, porém muito respeitado e importante para o país. No entanto, no dia 30 de abril de 2019, o imperador Akihito fez um raro pronunciamento abdicando do trono, algo que não acontecia no Japão em 202 anos.

Com tamanha importância do acontecimento, foi realizada uma cerimônia de abdicação, que aconteceu no Matsu no Ma, ou Pine Hall, do Palácio Imperial, que fica no centro de Tóquio , cercado por jardins e terrenos florestais.

Os Três Tesouros Sagrados, como são chamados as regalias imperiais japonesas, foram trazidos para a sala (embora dentro de elegantes mantas de pano, como os itens sagrados devem ser observados apenas pelo imperador e pelos sacerdotes que os transmitem ao monarca). O Imperador Akihito e sua esposa de 60 anos, a Imperatriz Michiko, estavam em uma plataforma em frente aos assistentes reunidos, com outros membros da família real parados ao lado, enquanto o Primeiro Ministro Shinzo Abe lia uma declaração agradecendo ao Imperador por seu longo serviço à nação desde o início de seu reinado em 1989.

Hoje, ao renunciar à sua posição, olhamos para trás e vemos que em todos os momentos sentiram as mesmas alegrias e tristezas que as pessoas do Japão e, nessa ocasião, sentimos um profundo respeito e gratidão”.

– Shinzo Abe

O imperador Akihito então falou, fazendo uma declaração final oficial para concluir suas três décadas como o símbolo das tradições e valores do Japão:

A partir de hoje, minha posição como imperador acabou.
Gostaria de expressar meu sincero agradecimento pelos sentimentos do Sr. Abe, como representante do povo do Japão.
Eu estou feliz que nos 30 anos desde a minha ascensão, eu tenho sido capaz de realizar meus deveres de forma a ganhar a profunda confiança e devoção do povo. Do fundo do coração, agradeço-lhes por sua aceitação de mim como símbolo do Japão e por seu apoio.
Amanhã, a nova era Reiwa começará, e tanto a Imperatriz como eu esperamos que seja de paz e prosperidade, e rezamos pela tranquilidade e felicidade para o nosso país e para as pessoas ao redor do mundo.

O filho de Akihito, o príncipe herdeiro Naruhito, assumirá a posição de imperador em 1º de maio, quando a era Reiwa do Japão começará oficialmente.

Via: Soranews24NHK New Web

Dani

Dona, redatora e criadora de conteúdo da 'Garotas Que Curtem Animes'. Formada em Pedagogia, entusiasta de animes, apaixonada por coisas fofas e quase tudo da cultura oriental.