12 Motivos para você amar ainda mais o Japão

Com seus detalhes e peculiaridades próprias, o Japão é um lugar incrível. Conhecer seus costumes e culturas faz com que nos encantemos cada vez mais por esse país.

Se você também é um(a) admirador(a) do Japão, da cultura japonesa, seus costumes e sua beleza, vai gostar dessa lista.

Separamos aqui 12 motivos para você amar ainda mais o Japão:

1- Tóquio é a metrópole mais segura do mundo

12 Motivos Japão GQCA

O centro de pesquisa da Economist Intelligence Unit publicou uma classificação das cidades mais seguras do mundo, incluindo categorias como informação e segurança pessoal, saúde e infraestrutura. Tóquio conquistou o primeiro lugar, Cingapura em segundo lugar, e o terceiro lugar foi conquistado por outra cidade japonesa, Osaka.

2- As instruções são detalhadas

12 Motivos Japão GQCA

O Japão está repleto de guias e manuais que até os estrangeiros podem entender facilmente. Os textos são todos traduzidos para o inglês e ilustrados com figuras alto explicativas.

3- No Japão também tem “Dia das Crianças”

12 Motivos Japão GQCA

O dia 15 de novembro é uma grande comemoração para todas as crianças de 3, 5 ou 7 anos, e é chamado de Shiti-Go-San, que é traduzido como “Sete-Cinco-Três”. Números ímpares são considerados mágicos no Japão e essas idades simbolizam etapas cruciais do crescimento.

4- Exercícios matinais em grupo

12 Motivos Japão GQCA

Alunos das escolas e funcionários da maioria das empresas começam o dia com um exercícios matinais comuns. Essa tradição existe desde 1928 e é amplamente apoiada, pois não só faz as pessoas se sentirem melhor, como também as encoraja a se socializarem.

5- Sextas-feiras Premium

12 Motivos Japão GQCA

A maioria das pessoas que trabalham no Japão sofrem de fadiga por estarem sobrecarregadas diariamente. Para combater isso, o governo aprovou um programa chamado Premium Friday. Agora, os funcionários podem sair do trabalho várias horas antes na última sexta-feira do mês. O primeiro que aproveitou essa iniciativa e incentivou outras pessoas a fazer, foi o ministro da Economia, Hiroshige Seko – ele passou a praticar curling depois do trabalho.

6- As empresas têm histórias

12 Motivos Japão GQCA

Os direitos de propriedade são muito rigorosos no Japão, e é por isso que existem empresas antigas como a Hoshi Ryokan (um hotel tradicional japonês). Existe desde o ano 718 e é gerido pela mesma família há 46 gerações.

7- Santuários da vida selvagem

12 Motivos Japão GQCA

No Japão existe vários santuário de preservação da vida selvagem, entre eles está o Zao Fox Village, localizado na província de Miyagi, na ilha de Honshu. É uma aldeia cheia de raposas selvagens e todos podem visitá-los e alimentá-los.

8- Reformas e reparos rápidos

12 Motivos Japão GQCA

Em 2014, um enorme buraco emergiu em uma estrada em Fukuoka. A enorme “cratera” foi, provavelmente, o resultado da construção do metrô, mas felizmente, ninguém se machucou. Agora é difícil acreditar que realmente aconteceu, porque o buraco foi consertado em apenas 48 horas, o que surpreendeu os usuários da Internet em todo o mundo.

9- Trens Bala

12 Motivos Japão GQCA

Os trens Shinkansen de alta velocidade são chamados de “trens-bala” não sem razão: eles atingem as velocidades de 320 km/h e permitem que os passageiros cheguem a tempo para seu trabalho ou estudos. Não é segredo que o atraso é mal visto no Japão, mesmo que não seja culpa da pessoa.

10- Sistema de alerta nos celulares

12 Motivos Japão GQCA

Além do sistema nacional J-Alert, que permite ao governo alertar cidadãos via mídia e alto-falantes, há também um sistema de alertas por SMS. Ele é incorporado em todos os telefones celulares modernos e, em caso de emergências, permite que as autoridades locais avisem a todos na região em 4 a 20 segundos.

11- Vegetais viram obras de arte

12 Motivos Japão GQCA

A arte do mukimono (esculpir legumes e frutas) é difundida no Japão. Cada região tem seu próprio tema mukimono. Há uma faca especial (inicialmente usada para esculpir frutos do mar) e stencils especiais para a prática.

12- Escolas japonesas

12 Motivos Japão GQCA

As escolas japonesas são provavelmente as escolas mais progressistas do mundo. Por exemplo, eles não usam notas, em vez disso, os professores determinam até que ponto seus alunos estão preparados para a aula. É proibido o uso de telefones celulares nas escolas e se os alunos forem pegos usando o celular, eles poderão recuperá-los somente com os pais. Além disso, as escolas japonesas não têm nenhum “pessoal de limpeza”, porque toda a limpeza é feita pelos próprios alunos.


Veja também:

Dani

Formada em Pedagogia, 30 anos, apaixonada por animes e quase tudo da cultura oriental. Animes preferidos: Gankutsuou, SakuraCC, SakuraSou e Black Jack.