Dubladores de anime vivem crise financeira durante surto do coronavírus

Dubladores de anime

Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as produções de filmes e animes foram totalmente interrompidas e quase 80% dos atores e dubladores que dependem de seus trabalhos para se sustentarem estão precisando usar suas economias ou fazer empréstimos. Foi o que uma “pesquisa de emergência” realizada pela Japan Actors Union revelou.

A pesquisa perguntava aos artistas sobre a atual situação financeira deles em meio a situação econômica em que o Japão se encontra por conta da pandemia. Muitas apresentações e eventos foram cancelados, além de várias datas de lançamentos adiados. Dos 528 entrevistados, 75,7% disseram que não receberão nenhum pagamento por apresentações que foram canceladas.

Quando perguntados sobre suas finanças em meio a pandemia, 52,3 % dos entrevistados revelaram que estão tendo que usar todas suas economias para sobreviver, ainda assim eles não estão no pior cenário. Um em cada quatro das pessoas entrevistadas (26,3%), disseram que não têm economias suficientes para se sustentar e tiveram que recorrer a empréstimos.

O ator Toshiyuki Nishida, chefe do Sindicato dos Atores do Japão, solicitou ao governo nacional uma ação urgente de apoio para os artistas lidarem com essa situação e diz que a pesquisa mostra que “a perda de trabalho e renda está criando níveis perigosos de pobreza“.

O foco da pesquisa foi a industria anime e a produção de live-actions, mas o fato é que, esse momento esta sendo economicamente difícil não só para atores e dubladores, mas também para boa parte da população que esta sofrendo com as consequências de ficar sem trabalhar durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Cabe ao governo implementar medidas de auxílio a essas pessoas nesse momento.

Via: NHK / SoraNews


Veja também:

Dani

Formada em Pedagogia, 31 anos, apaixonada por animes, coisas fofas e quase tudo da cultura oriental.