Surto do novo Coronavírus está afetando a industria anime e grandes eventos do Japão

Coronavírus

Devido a recente epidemia do novo coronavírus (COVID-19), vários países estão em alerta e com o Japão não é diferente. Devido a elevação rápida de casos de Coronavírus (COVID-19) registrados, muitos estúdios de anime e organizadores de eventos estão mudando seus cronogramas a fim de evitar que o novo vírus continue se proliferando.

Recentemente, animes como A3! Season Spring & Summer, Toaru Kagaku no Railgun T e Infinite Dendrogram e Asteroid in Love foram adiados por esse motivo.

A3!

O site oficial do anime A3! informou no dia 13 de fevereiro que a produção da série já estava com alguns problemas e que agora foram agravados pela epidemia. O anuncio informava que o anime poderia voltar em abril de 2020 ou quem sabe mais pra frente. O mesmo aconteceu com as outras séries anime citadas acima.

Além do adiamento das séries, muitos eventos estão sendo adiados e até cancelados por causa do coronavírus (COVID-19). A Bushiroad anunciou que irá cancelar ou adiar todos os eventos agendados até o dia 19 de março de 2020 devido ao surto (eventos em datas posteriores estão, aparentemente, em análise). O reembolso dos ingressos serão feitos, mesmo que o evento aconteça posteriormente, caso o comprador desejar.

Coronavírus

Os organizadores da Nipponbashi Street Festa de Osaka, que promovem o considerado “maior evento de cosplay do Japão”, anunciou esta quarta-feira que estão cancelando o evento deste ano devido a preocupações com a disseminação do novo Coronavírus (COVID-19). O 16º desfile anual aconteceria na área de Den Den Town, em Nippombashi (o distrito comercial de Osaka conhecido por produtos de anime, jogos e mangás, semelhante ao Akihabara de Tóquio) em 15 de março. Mais de 200.000 pessoas participam do evento ao ar livre todos os anos.

Os organizadores da Taipei Game Show também adiaram a convenção de videogame, originalmente planejada de 6 a 9 de fevereiro deste ano por causa do surto. A Nintendo confirmou que o surto está atrasando as unidades e acessórios do Nintendo Switch destinados ao Japão, e a Bloomberg informou que a doença “provavelmente” afetará remessas semelhantes destinadas aos Estados Unidos e Europa em abril.

Taipei Game Show 2019
Taipei Game Show 2019

Alguns eventos de franquias também foram afetados, como por exemplo os eventos da BanG Dream!, Revue Starlight e D4DJ.

Segundo informações do Ministério da Saúde o Coronavírus (COVID-19) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus, foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após ter casos registrados na China e tem um alto índice de contágio. No Japão, há mais de 70 casos confirmados e uma morte. Ainda não há casos confirmados no Brasil.

Via: Esuteru / Anime News Network / Bushiroad / Ministério da Saúde

Dani

Formada em Pedagogia, 31 anos, apaixonada por animes, coisas fofas e quase tudo da cultura oriental.